sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Receitas de Sexta-feira

Bem, não é que eu seja graaaande cozinheira, mas gosto muito de cozinhar. Não tenho o jeito da minha mãe, que faz a comidinha mais vulgar do mundo ter um sabor e um toque muitíssimo especial. Tem um sentido de tempero apuradíssimo.

Como já tenho colocado aqui alguns posts com receitas, decidi começar uma rubrica para a Sexta-feira, com receitas já experimentadas e aprovadas pela família e amigos, e com ingredientes normais, acessíveis e existentes em qualquer supermercado.

A receita de hoje foi sugerida num comentário à receita da semana passada. É muito saborosa.

Lombo de Porco com Espumante

1 lombo de porco
1 cabeça de alhos
1 molho de coentros
sal, pimenta
maionese
alho francês
Espumante

Na picadora, trituram-se os alhos, os coentros, sal, pimenta e maionese a gosto. Ata-se o lombo de porco, como se fosse um paio, e barra-se com esta pasta.

Põe-se a carne num tabuleiro, junta-se o alho francês cortado em rodelas, e rega-se com o espumante. Deixa-se marinar por algumas horas.

Antes de entrar no forno, rega-se o lombo com um fio de azeite e vai assar até o lombo estar tenro e dourado. Durante o tempo em que estiver a assar, convém voltar a carne diversas vezes, para que fique mais suculenta e toste por igual.

Antes de servir, retira-se o fio. Como fica com muito molho, o ideal é servir numa travessa e levar o molho numa molheira para a mesa, para não ficara impressão de que o lombo está a "nadar".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...