domingo, 28 de março de 2010

Feira do Livro de Moura: 30 anos | 1997

1997

De 24 de Maio a 1 de Junho, os livros, discos e brinquedos voltam à Praça Sacadura Cabral. Espectáculos, exposições, colóquios e debates integram o programa da XVII Feira do Livro.

Pela primeira vez, há um stand onde o acesso ao livro é feito de forma livre. São aí colocados os livros infantis e os brinquedos. As diferenças no interesse das pessoas e no volume de vendas são esclarecedoras e comprovam que o sistema das "barraquinhas", que ainda hoje é utilizado na Feira do Livro de Lisboa, por exemplo, não é o mais adequado. O facto de existir um intermediário entre o livro e o leitor, a impossibilidade de folhear um, dois, três, dez livros antes de escolher acaba por desencorajar o público a fazer aquisições. Tudo se torna diferente quando é dada a possibilidade de tocar nos livros, passar os olhos por algumas páginas ou comparar com outros livros. Tudo se torna diferente quando o livro está ali, ao alcance da nossa mão.



As experiências de clonagem que conduziram ao aparecimento da ovelha Dolly, são apresentadas publicamente, originando preocupações de natureza ética no mundo científico e na sociedade em geral. O computador Deep Blue consegue vencer o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.

A 19 de Fevereiro, um dia depois dos meus anos e um dia antes da minha filha Mariana nascer, morre o poeta, físico e professor português Rómulo de Carvalho, também conhecido por “António Gedeão”, autor do poema que haveria de ser imortalizado em canção, Pedra Filosofal.

É um ano de grandes perdas: Jean-Jacques Cousteau, a 25 de Junho, e a Madre Teresa de Calcutá, a 5 de Setembro. O ano ficará para sempre marcado pela morte trágica de Diana de Gales, a princesa do povo. A materialização da história de contos de fadas que havia sido o seu casamento e sobretudo a forma como emprestou a sua fama e status em prol de causas sociais nobres garantiu-lhe um lugar na galeria das personalidades do século. Elton John dedica-lhe uma adaptação de Candle in the wind que chegará ao Número Um da tabela Billboard desse ano.

Em Maio o Partido Trabalhista vence as eleições inglesas e Tony Blair é conduzido ao número 10 de Downing Street. A cidade de Hong Kong volta à soberania chinesa.

Neste ano de 1997, o Nobel da Literatura é atribuído a Dario Fo, autor de teatro italiano, ''pelos seus relatos de duendes (Jesters) da Idade Média, no desafio contra a autoridade''.

O Paciente Inglês é premiado com nove Oscars da Academia. Em Portugal, a produtora Endemol inicia as gravações de uma série que marcou o imaginário de muitos portugueses: Médico de Família.



A 14 de Dezembro, realizam-se as eleições autárquicas em Portugal. José Maria Prazeres Pós-de-Mina é eleito para o primeiro de quatro mandatos como Presidente da Câmara Municipal de Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...