sábado, 20 de março de 2010

Mãos à obra!


O Projecto Limpar Portugal invadiu hoje as florestas portuguesas com o objectivo de retirar todo o lixo, resíduos e demais porcarias que os portugueses insistem em atirar para os espaços verdes públicos do nosso país.

Assumindo-se como um movimento cívico de pessoas em regime de voluntariado, o Projecto Limpar Portugal não aceitou quaisquer doações em dinheiro. Pedia apenas, aceitou e agradece doações de bens e serviços que possam contribuir para a prossecussão do seu objectivo (ex: luvas, sacos de lixo, disponibilização de transportes e/ou máquinas de remoção, etc..).

Foi o que aconteceu. A título de exemplo, a Secretaria de Estado do Ambiente publicou um despacho que estabelecia como deveria ser feito o tratamento e encaminhamento dos resíduos resultantes do Projecto Limpar Portugal. Da mesma forma, foi publicada em Diário da República a portaria 165/2010 de 16 de Março, estabelecendo o regime de isenção de taxas de deposição para os resíduos recolhidos no âmbito do Projecto Limpar Portugal. O Instituto Português da Juventude ofereceu a todos os voluntários entre 16 e 30 anos (inclusive)  registados no Limpar Portugal, um seguro de acidentes pessoais para este dia.

O próprio Presidente da Repúlica foi apoiante entusiasta desta iniciativa, o que provocou uma corrente absolutamente inesperada de apoios e voluntários, que não se detiveram perante as previsões de chuva que assolaram este princípio de primavera.

Veja aqui os resultados deste dia registados pelo Grupo de Moura do Projecto Limpar Portugal: http://limparportugal.ning.com/group/mra. Eis o comentário da Cidália Guerreiro:

O dia na Amareleja correu muito bem.

O tempo afinal até esteve bastante agradável ao contrário do esperado. Na hora marcada responderam à chamada cerca de 200 voluntários e muitos meios estiveram envolvidos na actividade, tractores, carrinhas, retro-escavadoras tudo ajudou. Tivemos muitas entidades envolvidas nomeadamente, a Junta de Freguesia de Amareleja, a Câmara Municipal de Moura, a Escola Básica Integrada, a Resialentejo, quase todas as Associações locais e uma equipa especial da Protecção Civil dos Canarinhos. Estima-se cerca de 150m3 de lixo recolhido, mas muito mais ficou por recolher.

Agora apelamos a todos para não voltarem a sujar.

Nem mais! Vejam também noutro blogue da Amareleja como correu o dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...