terça-feira, 18 de maio de 2010

Semana do Património Histórico

Comemorou-se hoje o Dia Internacional dos Museus. Assinalando a data, a Câmara Municipal de Moura promove a Semana do Património Histórico. A abrir o programa, durante a tarde do dia de hoje realizou-se um passeio com passagem do autocarro de Transporte Urbano (TU) por todos os museus de Moura: Museu Municipal, Poço Árabe, Lagar de Varas do Fojo e Igreja de S. Pedro.

Esta noite, cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes num belíssimo concerto do Conservatório Regional do Baixo Alentejo no riquíssimo cenário da Igreja de S. Pedro.

Durante toda a semana, haverá lugar a diversas iniciativas, sendo que a que me desperta mias curiosidade é esta:

Workshop de sabão artesanal


Após a visita ao espaço do Museu no Lagar de Varas do Fojo, esta actividade irá explicar que um dos sub-produtos deste lagar era o sabão, elaborado com as borras (depósitos) do azeite. A actividade programada reporta ao modo de fazer sabão de antigamente, tendo o azeite como ingrediente principal. Serão também adicionadas ervas aromáticas da nossa região, previamente secas, que darão aroma e cor ao preparado do sabão, sobre as quais serão dadas informações, contribuindo para um melhor conhecimento da flora da zona. (De 18 a 21 de Maio no Lagar de Varas do Fojo. Informações: Dep. Sóciocultural da CMM - 285 250 400)

Mas também não vou deixar de ver a exposição do cartoonista Luís Afonso, que estará até 14 de Junho no Museu Municipal, na Rua da Romeira. Chama-se "Por mim fazia-se ali um museu". Sugestivo, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...