quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A verdade e a mentira

Cada vez fico mais convencida que a verdade é uma utopia. Numa dada situação com vários intervenientes, cada um terá a sua versão do que aconteceu e todos jurarão dizer a verdade. Melhor, acreditarão com todas as suas forças, que estão a dizer a verdade. E é verdade. A diferença está na perspectiva, na vivência de cada um, nas situações prévias que cada um já viveu.

A mentira é diferente. A mentira é mesmo mentira, por mais voltas que se dê, por mais que se embeleze a história, por mais atenuantes que se juntem, por muito boas que sejam as intenções. Uma mentira é uma mentira e o seu autor nunca passará de um mentiroso.
                         

5 comentários:

  1. Hum...mas muitos preferem andar pela mentira do que dizer a verdade. Lembrei-me ainda desta frase: "a minha verdade é diferente da tua verdade."

    ResponderEliminar
  2. E eu lembrei-me automaticamente das quadras do António Aleixo: "P'ra a mentira ser segura e atingir profundidade, tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade".

    133*

    ResponderEliminar
  3. A verdade é só uma mentira bem contada.

    ResponderEliminar
  4. A mim o que me assusta verdadeiramente é que uma mentira muitas vezes repetida, passa imediatamente a ser uma verdade inquestionável, sem ter sido questionada sequer!

    Sei do que falo, infelizmente.


    Luís Amor

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...