segunda-feira, 25 de julho de 2011

Saramago vale menos do que o papel higiénico

A Notícias Magazine (publicada com o DN e o JN) está a celebrar a edição 1000. Como tal, resolveu elaborar uma lista das 1000 coisas que mais orgulho trazem aos portugueses. José Saramago, Nobel da Literatura, está em segundo lugar (o outro Nobel, Egas Moniz, vem em 4º).

E sabem o que ocupa o primeiríssimo lugar?

O papel higiénico. Preto. Da Renova.

Coincidência ou não, a lista também é publicada sobre um fundo absolutamente negro. Ora vamos lá a saber... Quanto é que a Renova pagou por isto?

Aliás, a quantidade de marcas quase desconhecidas é impressionante. O 25 de Abril, "Data que marca a passagem da ditadura para a democracia em Portugal. É um caso quase inédito no mundo, pois tratou-se de um golpe militar sem derramamento de sangue" ocupa o 52ª lugar, duas posições depois de uma coisa que se chama Tela Bags e dez posições atrás das famosíssimas "Máquinas Agrícolas Oesteagric". Não conhecem? Eu também não, mas dão mais orgulho do que viver em democracia.


Em 67º lugar está a Língua Portuguesa. A esta altura convém alguém ir ao túmulo do Fernando Pessoa, porque o pobre coitado deve estar às voltas. E o Camões então... só aparece em 121º. O fado está em 91º e a gastronomia tradicional só começa a parecer depois dos 80 (andam os senhores da RTP a gastar uma fortuna para escolher as 7 maravilhas...)


Só um mistério me intriga. Em 268º surge a Torre de Belém, com a descrição "Feito pela Carla Amaro". E o Francisco de Arruda a carregar com os louros estes anos todos...


A sério, vão lá ver. É o que se chama um trabalho digno de limpar as mãos à parede. Daí a importância do papel higiénico. Preto.
           

3 comentários:

  1. Mas alguém votou para a listagem? é que os Morangos com Açucar dão cá um orgulho aos portugueses...

    ResponderEliminar
  2. Eu acho bem!
    A limpeza do dito... deve ser um orgulho nacional!!!!
    ... logo a seguir aos sucessivos governos!

    ResponderEliminar
  3. Porquê papel higiénico preto?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...