quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Inconsciência


Antes e depois do restauro, podia ser a legenda desta imagem. Uma idosa de Borja (Saragoça) resolveu tomar providências, uma vez que ninguém fazia nada pelo restauro de uma pintura a fresco na parede da Igreja do Santuário da Misericórdia. Achou-se competente para a tarefa e lançou mãos à obra, sendo o resultado o que se vê.

Também já vi disto em livros e documentos antigos, colados com cola branca a folhas de papel A4 para não se rasgarem, mas isso agora não interessa nada. 

Se o restauro não for possível, sempre se podem organizar excursões de alunos de História da Arte ou de Conservação e Restauro ao melhor exemplo do mundo do que NÃO se deve fazer a uma obra de arte. Ou documento histórico.



3 comentários:

  1. Será que a senhora se inspirou no auto-retrato?
    Assim, ao lado um do outro, até parece que Cristo está rindo sorrateiramente do sucedido.
    Gostei do seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Nada que não tenha acontecido já. Podes visitar-nos e olhar para o nosso velhinho Santo Amador, que uma "benéfica" e atendida promessa pintou a tinta de esmalte. As cores? azul, preto, branco e vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah! A sério? Não sabia... vou olhar com mais atenção quando lá for.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...