quinta-feira, 28 de março de 2013

Padrinhos de Leitura 2013

- Actualização -

Neste momento, já estão apadrinhadas 36 salas de aula do nosso concelho, graças à generosidade e responsabilidade social das seguintes entidades e empresas:

ADASA
Agrupamento de Escuteiros 314
Aquaspace
Barao & Chibito
Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior
Caixa Geral de Depósitos
Clinica Dentária Dr. Marcelo Nicoluzzi
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Doces d'Aldeia
Duke's
Eduardo Feliciano
Escola de Condução Automobilista de Moura
Essências do Alentejo
Farmácia Nataniel Pedro
Farmácia Nova de Moura
Farmácia Rodrigues
Formas Fitness
Francisco Póvoa e Helena
HDD
Hotel Passagem do Sol
Intermarché
João Costa Pneus
Joaquim Molho e Filhos
José Cláudio Gastão
Junta de Freguesia de Safara
Junta de Freguesia de Santo Aleixo
Junta de Freguesia de Sto Agostinho
Junta de Freguesia Santo Amador
Junta de Freguesia São João Baptista
Moments
Motoclube de Moura
Nutriolivo
Pastelaria Amorosa
Pastelaria São João
Petromoura
Restaurante Patos e Infantes
Restaurante Pérgula
Salero
Santos & Caldeira
Sociedade Recreativa Amarelejense
TiNatural
Webavant
Zurique / João Peres

sexta-feira, 22 de março de 2013

Padrinhos de Leitura 2013

Está já a decorrer a angariação de patrocínios para a edição 2013 dos Padrinhos de Leitura. Desde 2010, todos os meninos de jardim-de-infância e primeiro ciclo do concelho de Moura que visitam a feira têm a possibilidade de escolher um livro que lhes é oferecido por uma entidade ou empresa, que assim se assume como Padrinho de Leitura dos alunos de uma turma.

Este é um ano particularmente difícil, em que chegámos a ponderar não colocar este projecto no terreno. Pensámos que a crise e as dificuldades económicas que se fazem sentir impediriam muitas empresas, de carácter familiar, de participar neste projecto.

Mais uma vez, fomos surpreendidos. São precisamente os pequenos empresários, cujas famílias dependem do sucesso das suas empresas, os primeiros a dizer Sim! e a assumir o compromisso de continuar a investir na formação de pequenos leitores na nossa comunidade. Estes serão os homens e as mulheres a quem passaremos o testemunho, e que bom é saber que serão pessoas informadas, conscientes, que terão sentido crítico e todas as coisas boas que a leitura nos dá!

Com o devido agradecimento e reconhecimento, aqui fica a primeira lista das empresas / entidades que já foram contactadas e já aceitaram ser Padrinhos de Leitura em 2013:


Aquaspace
Barão e Chibito
Caixa de Crédito Agricola Mútuo do Guadiana Interior
Clinica Dentária Marcelo Nicoluzzi
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Eduardo Feliciano, Cabeleireiro
Escola de Condução Automobilística de Moura
Essências do Alentejo
Farmácia Nova de Moura
Farmácia Rodrigues
Formas Fitness
HDD
Joaquim Molho e Filhos
João Costa Pneus
José Cláudio Gastão
Junta de Freguesia de Santo Agostinho
Junta de Freguesia São João Baptista
Pastelaria Amorosa
Pastelaria São João
Restaurante Patos e Infantes
Restaurante Pérgula
Salero
Santos e Caldeira
TiNatural
Webavant
Zurique / João Peres

A todos, Muito Obrigada!



quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de Março, dia mundial da poesia


Não Digas Nada!
Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender —
Tudo metade
De sentir e de ver...
Não digas nada
Deixa esquecer 
Talvez que amanhã
Em outra paisagem
Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada...
Mas ali fui feliz
Não digas nada. 

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"


Petições e outras formas de democracia de sofá

Circula por aí uma petição contra a presença de José Sócrates como comentador na RTP.

Brincamos? Elegeram-no para primeiro-ministro duas vezes, duas!

Quando se cansaram dele, elegeram esta companhia de circo que agora nos desgoverna e agora é que estão muito indignados porque ele vai ser pago para comentar a actualidade? Já foi pago para fazer muito pior!

Além disso, qual a diferença entre eles e todos os outros parasitas que lá andam? Peço desculpa por não lhes saber os nomes, mas habitualmente mudo de canal quando este programas pseudo-informativos começam. E é exactamente o que vou fazer se o Pinóquio se sentar na cadeira de comentadeiro.

Para mim não há diferença entre ele e o Cláudio Ramos. Mudo de canal e pronto. Eles só continuam por lá porque lhes dão audiências.

Saltem do sofá e acordem. Isso é que era porreiro... pá!
 

terça-feira, 19 de março de 2013

Dia do pai

Há quem tenha a felicidade de os ter a vida toda, como é o meu caso. Obrigada Pai, por tudo, mas sobretudo por mostrar aos meus filhos tudo o que um Pai pode ser. Foi, é e sempre será um exemplo para mim e para eles.
             

domingo, 17 de março de 2013

Também há dias assim!

Andamos desiludidos com a vida, com as pessoas, com o inverno que não se quer ir embora, e depois há noites como a de ontem, que nos levam a acreditar outra vez, a ter esperança e fé na Humanidade.

Como diria o Sebastião da Gama, as nuvens não se espantaram, não enlouqueceu ninguém... P'ra que o dia fosse enorme, bastava a felicidade nos olhos daqueles a quem podemos chamar amigos.

Felicidades, Zé Gonçalo e Dina!
                         

quinta-feira, 14 de março de 2013

É mais ou menos isto.

De repente percebemos que vemos apenas as sombras na parede. Bom, talvez não tão de repente. Na realidade, sempre soubemos que tudo não era exactamente como parecia ser. Apenas preferimos acreditar.

Acreditamos nas pessoas, ignorando que têm as suas próprias agendas, interesses e planos. Acreditamos nas ideias, esquecendo que a sua existência decorre da imaginação, da fé e do querer das pessoas que supostamente se guiam por elas. Acreditamos no tempo e no destino, preferindo confiar-lhes as decisões difíceis que não temos coragem de tomar ou as palavras duras que não temos coragem de proferir. E esquecemos que com isso, estamos a traçar o nosso caminho. Não o caminho que queríamos ter, mas o que nos permitimos ter por falta de coragem e de amor-próprio.

E não se enganem aqueles que julgam ser os corajosos, que abrem a boca e deixam sair criticas a torto e a direito, ofensas mal disfarçadas de ironias, como se só eles soubessem o segredo para o caminho certo. Ainda têm um duplo trabalho pela frente, porque primeiro precisam de perceber que não passam, eles próprios, de sombras na parede. Julgam-se indestrutíveis, mas basta que a luz se acenda... desaparecem.
           

quarta-feira, 13 de março de 2013

A vigésima terceira é a Maria!

Dentro de poucas horas, a Maria, filha da nossa colega Elsa e do Miguel, completará o seu primeiro dia de vida. É a sua primeira filha, e é muita a alegria que lhes traz. Para a família da biblioteca  é o bebé nº 23 e dentro em breve terá mais duas amiguinhas novas (é o meu palpite!).

Que sejas muito bem-vinda, Maria! Que a vida te dê saúde, sorte e pronto, vá lá, gosto pela leitura, que é sempre muito importante!

Parabéns a toda a família!

Nota: Por coincidência, nasceu no dia em que outro bebé da biblioteca fez anos. Para ele, um beijinho muito especial de parabéns :)

Papáveis

Qual deles escolheriam para acolher em vossas casas, passar serões com a família, levar os vossos filhos ou netos ao parque? Humm?

Pois é... fumo negro, não é?

   

Informação ou outra coisa qualquer.

Horas.
Horas a fio.
A Carla Trafaria a dizer asneiras e o quadradinho ali ao canto.
O João Baião aos saltos, a mostrar rendas e bordados, e a imagem da chaminé continua ali, sem dar sinais de nada.
Os batalhões de jornalistas já averiguaram e divulgaram o horário das votações, bem como o horário a que sairá fumo, negro ou branco. Porém, a RTP, paga por todos nós, gasta milhares de horas de tempo de satélite para filmar uma chaminé tosca, instalada provisoriamente por cima de um telhado.
Horas a fio.
Horas.

Fumo? Só para os nossos olhos.
                 

terça-feira, 12 de março de 2013

Não é um retrato muito fiel, confesso.


Dispenso a traça, não tenho alergias (excepto a gente parva) e os braços e as pernas já pararam de esticar. O sensor especial para raridades também já teve os seus dias de ouro nas bibliotecas. Hoje um bibliotecário tem de ser muito, muito mais do que isto.

Está a chegar!

19 de Abril a 1 de Maio
Praça Sacadura Cabral

33ª Feira do Livro de Moura







terça-feira, 5 de março de 2013

...

Morreu Hugo Chavez. Adoeceu na mesma altura em que adoeceu a minha mãe. Os primeiros ciclos de quimioterapia coincidiram exactamente. Ele a entrar no avião rumo a Cuba e eu a preparar-me para uma ida ali a Évora, acompanhar a minha mãe. Perante a desigualdade de meios e de soluções, nunca pensei que o desfecho fosse este.

Não sei como escrever isto sem parecer cruel. Já todos sabemos, a felicidade de uns é a tristeza de outros. Não quero mesmo ser cruel, mas na roda da lotaria, a felicidade coube à minha mãe, e eu não consigo deixar de estar muito grata por isso.
 


domingo, 3 de março de 2013

Festa de homenagem ao Tonico - 2

Vídeo de homenagem exibido na festa de dia 2 de Março



Festa de homenagem ao Tonico - 1

O que dizer depois da noite de ontem? Mais de seiscentas pessoas presentes e centenas que fizeram questão de adquirir o ingresso, enviaram mensagens de apoio ou contribuíram com donativos na conta solidária, fazem-nos acreditar que, afinal, a natureza humana ainda não está perdida. Valores como a amizade, a solidariedade, a entreajuda ainda estão presentes. A emoção e o carinho que se viveu ontem à noite deixa-me muito orgulhosa de fazer parte desta comunidade.

Obrigada a todos!