terça-feira, 18 de março de 2014

21 de Março, dia mundial da poesia



Este ano, na Biblioteca Pública de Évora, a comemoração do Dia Mundial da Poesia irá decorrer em torno de Florbela Espanca.

A partir desta data, ficará disponível ao público, através da página da BPE, o espólio existente na instituição relativo à poetisa alentejana.

O espólio reúne um variado conjunto de documentos dos quais se destacam 24 cartas escritas por Florbela Espanca a Guido Battelli nos últimos meses da sua vida, com a indicação expressa do académico italiano, para só serem abertas decorridos 11 anos após a morte de Florbela.

Um caderno contendo 18 poemas autógrafos, entre os quais Ser Poeta, ficará também disponível para consulta pública bem como a 1ª edição do Livro de Soror Saudade, alguns documentos iconográficos e ainda material relativo ao falecimento de Florbela Espanca.

Para além da colocação on-line do espólio, a Biblioteca vai também ter patente, entre os dias 21 de Março e 17 de Abril, uma mostra bibliográfica com parte desta documentação à qual se juntará outro material existente nas coleções da B.P.E. como jornais e revistas com publicação de poemas de Florbela Espanca ou ainda obras cuja tradução foi da responsabilidade da poetisa.

No dia 21 de Março a poesia vai também sair à rua numa iniciativa conjunta da Biblioteca e da Associação Comercial do Distrito de Évora contando com a colaboração da Escola Secundária Gabriel Pereira e da EB1 de São Mamede. Os alunos destas escolas irão percorrer as ruas do Centro Histórico declamando poesia em espaços públicos e nas lojas aderentes a esta iniciativa.

Quem fizer compras nestas lojas poderá levar um saco especial… com poesia!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...