sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mariana, 19

E de repente, tinhas 18 anos e o mundo revelou-se. Os teus planos, sempre tão cuidadosamente traçados, levaram um banho de realidade e incerteza. Primeiro, a lotaria dos exames, o cálculo das possibilidades feito uma e outra vez. Depois, a angústia até ao resultado e, por fim, o primeiro dia de uma nova vida, numa cidade desconhecida.  Pelo meio, ainda havia a carta de condução,  adiada para os períodos de férias e fins de semana.

Mas eis que aqui chegámos. Os 18 passaram e tu... conseguiste tudo. Todos os planos superados.

Sei que foi provavelmente o ano mais dificil da tua vida, tantas vezes a ser posta à prova, tantas vezes sujeita à incerteza do resultado. Sei que para mim, como tua mãe, foi, porque aqui ao lado, nada podia fazer a não ser amparar-te se caísses, ou ficar a ver-te caminhar se fosses bem sucedida.

E é assim que estou, a ver-te caminhar com tudo o que aprendeste sobre a vida durante este ano.  Toda a gente quer fazer 18 anos porque chega à idade adulta, mal imaginam a reviravolta que a vida lhes dá.

Mas tu, tal como há 19 anos, sobreviveste e aí estás,  pronta a enunciar o decreto-lei competente, se não colaborarmos nas nossas tarefas. É nestes momentos de desafio que as pessoas revelam a sua força e o seu carácter, e os teus estão à vista.

E digo-te mais: estes bons resultados do Sporting não têm nada a ver com o JJ. É porque tu agora estás em Lisboa, vais aos jogos e eles sabem perfeitamente que a Mariana #QuerOSportingCampeao!

Parabéns, filha.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Em frente

Agradeço a todos os amigos que fizeram questão de me felicitar pelo meu aniversário.  A vossa presença na minha vida é o alento que me faz seguir em frente, lutar por aquilo em que acredito e nunca desistir de fazer o que ainda não foi feito.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Manual de instruções, que hoje foi dia de fazer anos

É em português do Brasil, mas foi o que se arranjou.

Os aquarianos têm uma personalidade forte e atraente. Há dois tipos de aquarianos: um é tímido, sensível, e paciente. O outro é exuberante, vivo, e pode chegar a esconder as profundezas de sua personalidade embaixo de um ar frívolo. Ambos os tipos de Aquário têm uma força de convicção e da verdade muito forte e são tão honestos que sabem mudar de opinião se aparecem provas que mostram o contrário do que pensavam antes. Os aquarianos são capazes de ver os dois lados de um argumento, o que os fazem um dos signos mais tolerantes e sem preconceitos de todo o zodíaco. Estão abertos à verdade e dispostos a aprender de todos.

O aquariano é humano, sincero, refinado e idealista. Sabe ser perseverante e expressar-se com razão, moderação e, às vezes, com humor. Quase todos os aquarianos são inteligentes, claros e lógicos. Muitos são imaginativos e psíquicos. Às vezes sentem a necessidade de retirar-se do mundo para meditar ou pensar. Negam-se a seguir a multidão.

Apesar da personalidade aberta dos aquarianos e de seu desejo de ajudar à humanidade, eles não costumam fazer amigos com facilidade. Não se entregam de alma tão rápido. Porém, uma vez que decidem que vale a pena amar alguém, se convertem em um amigo ou amante disposto a sacrificar tudo por seu companheiro e ser fiel durante a vida inteira. Mas às vezes vivem uma desilusão emocional, porque seus ideais pessoais lhes levam a exigir mais de seu companheiro do que deveriam. Quando um aquariano se sente enganado, sua fúria é terrível.

O aquariano consegue seus melhores frutos trabalhado em grupo, desde que seja o líder. O aquariano tem um sentido de unidade com a natureza e um desejo pelo conhecimento e pelo saber que lhe pode levar a ser um excelente cientista, astrônomo ou historiador. Também tem facilidade para trabalhar em qualquer campo técnico. Os aquarianos costumam ser bons escritores, professores, assistentes sociais e psicólogos. Também são bons músicos.

O problema dos aquarianos quanto às relações pessoais é quando tendem a fugir ante um problema. Sentem uma grande preocupação pelo bem da humanidade e não compreendem as posturas contrárias às causas que tanto perseguem. Apesar de ter certos segredos, os aquarianos não compreendem uma falta de integridade ou promessas quebradas. Faz parte de seu lado negativo sentir-se magoado por uma traição ou ficar em silêncio até explodir em um momento de raiva. Não obstante, é um dos signos do zodíaco mais receptivos a escutar outras verdades e a aprender dos demais.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Vergílio Ferreira na Biblioteca Pública de Évora


"Vim do Norte, da montanha, da água e da verdura: a extraordinária individualidade da planície resiste longamente a quem a ignora. Mas por fim, não me foi difícil perceber [que] a linguagem da Serra se reconhece de algum modo na planura: é a linguagem da força cósmica, da desolação, do silêncio. (...) Assim eu não tive de me reinventar totalmente para me reconhecer aqui (...).

De longe aguardo pois que eu relembre a cidade, o Alentejo, para que os veja melhor. Decerto Évora me surgirá então mais nítida na sua maravilha estranha. A horas súbitas e inesperadas, ela me aparecerá nas ruas, tão cheias de ecos de outrora, no espectro das raças que a habitam, nos seus pregões, no estrépito das carroças matinais, na voz raiada à lonjura dos seus corais camponeses, nas gigantescas tardes de verão... 

(...) Mas sei bem que Évora me deu mais: o que em grande parte aqui sonhei, pensei, sofri (...) a tessitura afinal de uma grande fracção da minha vida. Isso bastava para que eu a amasse, a sentisse minha de algum modo, como sentimos nossa a pessoa que somos."


Vergílio Ferreira, 1959



Associando-se às comemorações do Centenário de Vergílio Ferreira, a Biblioteca Pública de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora inauguram, dia 29 de Fevereiro, às 19 horas, a exposição 'Vergílio Ferreira na Biblioteca Publica em Évora', sobre o percurso de vida e a obra do escritor que para sempre ficou ligado a Évora. 

Sala de Exposições temporárias da Biblioteca Pública de Évora
29 de Fevereiro a 28 de Março.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O reembolso do IRS ou a glória de não cumprir um dever


Desde final de 2014 que se sabia que seria preciso validar as facturas no portal das finanças, mas o que é que o português faz? Deixa para o fim.
Agora, o prazo tem que ser alargado porque os pobre portugueses não conseguem cumprir prazos. Em resultado deste atraso, as declarações de IRS vão ser adiadas e adivinhem? Os reembolsos também. E se isto vai atrasar para os rendimentos de trabalhadores dependentes, os desgraçados dos trabalhadores independentes podem esperar pelo reembolso lá para Setembro...
Depois, a partir do primeiro dia de entrega das declarações, vamos assistir ao nascimento de fóruns que discutem e debatem o provável prazo de devolução das verbas pagas a mais em IRS. E vamos assistir a comentários de teor vergonhoso, insultando a classe política e os funcionários públicos (especialmente os que trabalham nas finanças) pela demora no reembolso das verbas que os portugueses se atrasaram a declarar, só pelo prazer de não cumprir um dever.
Caramba, o ano já acabou há um mês e meio! Custava muito terem ido ao site dar meia dúzia de cliques? Irra, que é demais!