Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2010

É o que temos

Dois médicos do Hospital da Guarda foram multados por terem escrito ao primeiro-ministro recorrendo a papel timbrado e ao serviço de correio da instituição. A notícia é avançada pelo Público de hoje, que precisa o valor da multa para a falta: 33 mil euros, no total.Realmente, são comportamentos que prejudicam gravemente o país, que ignoram de forma grosseira a lei, e que beneficiaram financeiramente e de forma ilegítima os seus autores... Ainda que a atitude seja condenável (e não estou completamente convencida que o seja), estará a penalização ajustada ao suposto crime?

Actualização

Isto de ter um blogue e mantê-lo actualizado não é fácil. Gosto muito de escrever aqui, não o faço por obrigação, ou para manter qualquer média, mas mesmo assim, sinto alguns remorsos quando deixo isto ao abandono, sem uma notícia.

Às vezes não há mesmo nada para dizer, mas desta vez nem é o caso. Simplesmente, não há tempo. A feira do livro é uma actividade muito intensa, que absorve a nossa energia, o nosso tempo, tudo. Mas meus amigos, garanto-vos que compensa.

Este ano compensa ainda mais graças ao Projecto dos Padrinhos de Leitura. Não há palavras para descrever a reacção dos miúdos e a alegria com que partem à procura do "seu" livro.

Ontem à noite, casa cheia para ver o "Auto da Barca do Inferno", no espaço da Feira do Livro. Uma boa experiência para repetir hoje à noite, com "Felizmente há luar", no Cine-Teatro Caridade. E amanhã, no Serão de Contos que decorrerá na Feira do Livro, com contadores de histórias como Jorge Serafim, Joaninha Duarte, Jo…

Ainda duvidam que os livros trazem felicidade?

Imagem
Apresentação do livro de José Francisco Finha, O nome da minha rua
As meninas do Zé Francisco, muito orgulhosas
Fátima Donoso Gómez, na apresentação do seu livro, Despedida
Assistência interessada e sempre presente
Há um mundo inteiro para descobrir, não é?
Há sempre tanta coisa interessante a acontecer na feira, mas não consigo retratar tudo... E o blogger demora imenso tempo a carregar as imagens, por isso a alternativa é mesmo virem à Feira.

Somos livres. Somos livres. Não voltaremos atrás.

A primeira reunião clandestina de capitães foi realizada em Bissau, a 21 de Agosto de 1973. Uma nova reunião, a 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas) dá origem ao Movimento das Forças Armadas.


No dia 5 de Março de 1974 é aprovado o primeiro documento do movimento: "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação". Este documento é posto a circular clandestinamente. No dia 14 de Março o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, alegadamente, por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime.

No entanto, a verdadeira causa da expulsão dos dois Generais foi o facto de o primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar. No dia 24 de Março a última reunião clandestin…

Instantes da Feira

Imagem

Amanhã é o Dia Mundial do Livro

Imagem
A UNESCO declarou o dia 23 de Abril, radicionalmente dedicado a São Jorge, como Dia Mundial do Livro.

Nesta data manda a tradição que os cavalheiros ofereçam uma rosa vermelha às suas damas. Em troca, estas devem oferecer-lhes um livro. Como habitualmente, a Feira terá rosas vermelhas à disposição.

Asinala-se também neste dia a morte de dois dos mais famosos escritores de sempre: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Por todas estas razões, esperamos a vossa visita amanhã na Feira do Livro. Eis o programa do dia:

De manhã, às 10h30, será reaberta ao público a Biblioteca Municipal, que tem estado encerrada para remodelações, especialmente na sala infantil, cujo mobiliário estava já bastante "cansado".

Às 15 horas, o público infantil poderá assistir à peça infantil Capitão Livrão, pelo Grupo de Teatro de Animação Moura Encantada, no Cine-Teatro Caridade.

A pensar nos bebés e nos seus pais haverá um atelier de música com duas sessões: Às 17h30 para crianças até 18 meses …

22 de Abril

Imagem
Hoje celebra-se o Dia da Terra.

Há 40 anos o então Senador do Wisconsin Gaylord Nelson, mais tarde agraciado com a Medalha da Liberdade (a maior condecoração atribuída a civis nos EUA) por esta iniciativa, propôs o primeiro protesto nacional pelo ambiente «para sacudir o establishment político» e forçar a introdução do tema do ambiente na agenda norte-americana. Em consequência dessa proposta, a 22 de Abril de 1970, 20 milhões de americanos manifestaram-se de costa a costa em favor de um ambiente sadio e sustentável. Milhares de escolas e universidades mobilizaram-se para esta manifestação.


O Dia da Terra viria a adquirir uma dimensão global quando, em 22 de Abril de 1990, 200 milhões de pessoas de 141 países aderiram à sua primeira celebração mundial e ajudaram a abrir caminho para a Convenção sobre a Biodiversidade, no Rio de Janeiro em 1992.

Este é também o dia em que se comemoram 510 anos sobre o descobrimento do Brasil pelos portugueses. Neste dia, Pedro Álvares Cabral terá che…

Feira do Livro 2010: Dia 2

Hoje teremos a primeira sessão dos Tapetes de Histórias no recinto da Feira, a partir das 18 horas. À noite, vai ter início a discussão pública do Programa MAIS CULTURA, que será apresentado a partir das 21 horas. Segue-se a assinatura dos protocolos de apoio ao associativismo, entre a Câmara Municipal de Moura e as Colectividades do Concelho.

A partir das 22 horas, a animação da Feira está a cargo do Dixie Gang, um grupo de jazz de grande qualidade, de que vos deixo um cheirinho.

Feira do Livro 2010: Dia 1

Ainda não desisiti da História da Feira do Livro, mas agora importa relatar o dia a dia da edição deste ano. Hoje foi o dia da inauguração e mais uma vez, muitas dezenas de pessoas estiveram presentes no momento da abertura da Feira.

Até esse instante, a azáfama habitual de todos os colegas, e são muitos, que contribuem para a construção desta Feira. Funcionários da Biblioteca, da Ludoteca, dos vários sectores que connosco integram o Departamento Sócio-Cultural, da Carpintaria, da Electricidade, dos Transportes, das Obras Municipais, do Gabinete de Informação... É um sem número de gente que entra e sai até ao momento em que as portas finalmente se abrem e a Feira é inaugurada.

Hoje foi uma cerimónia bonita. Homenageámos uma senhora que marcou a vida de muitos mourenses e que ajudou a formar muitos leitores: A Professora Mariana Aguilar. Dona de uma humanidade, generosidade e solidariesdade únicas, a D. Mariana era uma professora de elevadíssimo grau deexigência, que conseguia cultivar…

E também aderiram:

RESULTADO LÍQUIDO + AUTO NARRA PISA Moura
FVMC + D&F CEREJO Moura

Já são Padrinhos de Leitura!

Já aderiram ao projecto promovido pela Câmara Municipal de Moura 49 entidades públicas e privadas do nosso concelho, a saber:
AQUASPACE
Moura
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DOS TRABALHADORES DA CMM
Moura
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EBI DE AMARELEJA
(2 salas)
Amareleja
BARÃO E CHIBITO
Moura
BENTINHA / RIHU
Moura
CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO
Moura (Sobral da Adiça)
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
Moura
CASA AGRÍCOLA JOÃO CARLOS BARROS
Moura
DAVID ROSA ALGARVE
Santo Aleixo da Restauração
DOCES D'ALDEIA + MINI MERCADO IRENE
Santo Amador
ELECTRO RÁDIO MACHADO
Moura
FRANCISCO DOMINGOS DO ESPÍRITO SANTO
Santo Aleixo da Restauração
FRANCISCO PÓVOA E HELENA
Moura
FRANCISCO SENA GORJÃO (PASTELINHOS DE SAFARA)
Moura
GRUPO MOTARD OS MOUROS
Moura
GUEST VIAGENS E TURISMO
Moura
INTERMARCHÉ
Moura
JOAQUIM MOLHO E FILHOS
Moura
JOPICA + EDUARDO FELICIANO
Moura
JOSÉ BAPTISTA GONÇALVES E HERDEIROS
Safara
JUNTA FREGUESIA DE AMARELEJA
JUNTA FREGUESIA DA PÓVOA S. MIGUEL
(2 salas)
JUNTA FREGUESIA DE S. JOÃO BAP…

Feira do Livro

Daqui a pouco mais de um dia, a Feira do Livro estará a abrir as suas portas. Para o grupo de pessoas que trabalha na Biblioteca, é o momento mais importante do ano e tentamos criar durante a Feira, o ambiente de festa que gostaríamos de ter na Biblioteca todos os dias. Um dia, quando as novas instalações estiverem prontas e em actividade, e o espaço não for uma condicionante, é assim que a imaginamos: Gente a entrar e a sair, os livros a circularem de mão em mão, a cultura acessível a todos, nas suas mais diversas formas: a música, a dança, o teatro, a poesia, as artes plásticas, a escrita... Um local de convívio, de partilha de saberes, de comunhão de experiências.

Sendo o resultado de uma aposta forte da Câmara Municipal na Cultura em geral e na promoção da Leitura em particular, a Feira do Livro conseguiu trilhar caminho e afirmar-se como um momento importante da vida da cidade e do concelho. Para isso contribuiu sobretudo a participação activa e empenhada das pessoas nas activida…

Tenham medo...

Imagem
Em mais uma iniciativa da Associação Cultural e Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Moura, o Espaço Sheherazade vai render-se à Lua Nova amanhã à noite, a partir da 23 horas. Hip hop e muita música ritmada por 3 DJs são o prato forte desta noite assustadora.

É só nível!

Padrinhos de Leitura

Imagem
A Câmara Municipal de Moura tem vindo a assumir como uma das suas prioridades, desde há alguns anos, a Promoção da Leitura e a aquisição de Hábitos de Leitura entre os munícipes, especialmente entre as crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.
Até ao momento, esta aposta tem sido concretizada em duas linhas de actuação:

a) A implementação em todas as freguesias do Concelho de um Pólo da Biblioteca Municipal, devidamente apetrechado com fundo documental e equipamentos de acesso à informação, à cultura e ao lazer.

b) A implementação do Projecto Semeando Leituras, que visita quinzenalmente todas as salas de aula de Jardim-de-infância e Primeiro Ciclo da cidade de Moura. Durante esta visita é contada uma história aos alunos e é proporcionado o empréstimo domiciliário de livros existentes na ”Carrinha Amarela”, como as crianças carinhosamente lhe chamam.

A concretização destes projectos tem exigido da parte do município um investimento contínuo em pe…

Em Londres III

Imagem
"When a man is tired of London he is tired of life; for there is in London all that life can afford."

Samuel Johnson
(Quando um homem está cansado de Londres, está cansado da vida; Porque há em Londres tudo o que a vida pode ter)


Dia 4
No dia em que o frio de Londres resolveu voltar, começámos em Hyde Park, à procura do mítico Speaker's Corner. É um recanto dentro do parque onde qualquer pessoa pode discursar sobre o que quiser, usando de total liberdade de expressão. Bem, na realidade, não se pode dizer mal ou ofender a família real ou o governo, e também não se podem dizer palavrões... Os oradores discursam em cima de um banco ou de um caixote, o que os isenta do cumprimento da lei britânica, pelo facto de não estarem a pisar solo inglês(!).
Enquanto esperamos pelos oradores inflamados, fazemos mais uma tentativa para tirar uma fotografia onde estejamos os oito, com o resultado que se vê:

E os primeiros oradores da manhã conseguiram ter mais público do que o comício polític…

Mafalda

Imagem
Parabéns querida, temos muitas saudades tuas. Muitos beijinhos de todos para ti.

Em Londres II

Imagem
Dia 3

Fomos a pé até Notting Hill, mas fizémos um pequeno desvio pelos Kensington Gardens e pelo palácio de Kensington. O dia está óptimo e os ingleses saltam de casa como cogumelos para se espalharem pelos jardins de Londres.

Voltamos ao roteiro inicial e entramos em Notting Hill. O bairro é agradabilíssimo, alternando entre ruas estritamente residenciais e ruas com pequenos estabelecimentos comerciais colados uns aos outros. Predominam as lojas de antiguidades, especialmente em Portobello Road, lugar do famoso mercado de rua.



Quase tudo se compra e se vende em Portobello Road. Antiguidades, recordações, objectos decorativos e artigos de moda, roupas, sapatos, discos… e depois os artigos frescos, a fruta, os legumes, pão de todos os tipos e muitas variedades de comida, todas confeccionadas ali no local e no momento. Vê-se logo que aqui não há ASAE.


(É impressão minha, ou o meu carrinho veio ter comigo a Portobello Road?)
Encontro um senhor simpatiquíssimo, que nos orienta para o autoca…