quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma aventura a chegar ao fim

A professora Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar (mais conhecida pelo nome artístico "Isabel Alçada") anunciou hoje que vão fechar cerca de 420 escolas em todo o país, por terem menos de 21 alunos. Quando questionada sobre o a fundamentação deste critério, explicou que os 21 alunos são um mero “referencial”.

O problema é que o referencial aparentemente inventado por esta imaginativa escritora, vai revolucionar a vida de muitas crianças e das suas famílias, e condenar de vez as comunidades onde estas escolas estão integradas.

No concelho de Moura perspectiva-se mais uma vez o encerramento da EB1 e Jardim de Infância de Santo Amador. Tanto as autarquias responsáveis como os pais e encarregados de educação destes alunos já estão a desenvolver esforços para tentar evitar este erro. Uma escola renovada recentemente, devidamente equipada e que constitui a mais importante âncora para a fixação de população nesta freguesia corre o risco de ver todo o esforço e investimento ali efectuado completamente perdidos. Contenção de despesas? Não. Apenas desperdício e burrice.


            

5 comentários:

  1. Provavelmente já estará a preparar o seu próximo best-seller, "uma aventura na educação"...

    ResponderEliminar
  2. Uma realidade bastante triste...

    ResponderEliminar
  3. Algumas pessoas de santo amador, não se preocupam grande coisa se a escola encerra ou não.
    Se estivessem preocupados com isso, tinham lá os filhos a estudar.
    Mas de qualquer modo, não acho legitimo que se feiche a escola, o meu filho irá iniciar a primária daqui a dois anos, possivelmente se a escola encerrar terei de abandonar a minha terra.

    ResponderEliminar
  4. Calma, estamos todos preocupados, com certeza. Às vezes há circunstâncias na vida das pessoas que as levam a tomar determinadas atitudes, a nós parecem incompreensíveis, mas têm certamente uma motivação muito forte...

    Temos é de unir esforços e canalizar energias para tentar inverter a situação. Eu quero ajudar no que puder.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...