Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2015

23 de Abril é Dia Mundial do Livro

Imagem
A UNESCO declarou o dia 23 de Abril, tradicionalmente dedicado a São Jorge, como Dia Mundial do Livro.

Segundo a lenda, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa. Por isso, nesta data manda a tradição que os cavalheiros ofereçam uma rosa vermelha às suas damas. Em troca, estas devem oferecer-lhes um livro.

Assinala-se também neste dia a morte de dois dos mais famosos escritores de sempre: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Para assinalar a data, a Biblioteca Pública de Évora promove a iniciativa "Blind date with a book". Há livros que se querem dar a conhecer e que estão à sua espera. Visite-nos!

Haverá alguém para quem esta imagem seja conveniente?

Imagem
A mim não me convém nada. Aliás, estou muitíssimo irritada. Andava eu toda ofendida com a observação infeliz do locutor da Rádio Comercial que diz que já ninguém vai a bibliotecas, porque são sítios fora de moda, afinal a entidade que tutela as bibliotecas públicas pensa da mesma forma...
A notícia é má e mal elaborada. Pega em informações soltas e desconexas, mistura tudo e põe um título para chamar a atenção. Mau jornalismo, feito de forma preguiçosa e que de uma só penada destrói todo o trabalho de advocacy que andamos a tentar fazer em defesa das bibliotecas públicas.
Se isto já é mau, o que está na génese da notícia é pior. Números jogados ao acaso, a tentar provar que a culpa disto tudo é das câmaras municipais que não investem nas suas bibliotecas. Este jogo do empurra já cheira mal e só prejudica as bibliotecas públicas. 
Faz-se crer que só uma grande injecção de dinheiro pode salvar o sector. Organização, trabalho de campo, ouvir e acompanhar os bibliotecários: zero! Agora v…

Não se arranja um dicionário lá para a secção?

Imagem
O que é a extra-munção?

Podem, por favor, verificar pelo menos se as pessoas não são analfabetas antes de as porem a escrever rodapés de notícias?

Irra, que é demais!

6 anos

Imagem
Este blogue, praticamente moribundo ou pelo menos em estado pré-comatoso, faz hoje seis anos.

Já me passou pela cabeça encerrá-lo, mas sei que não é isso que quero. É preciso redefini-lo, porque o espírito com que nasceu já não faz sentido. A conjuntura mudou porque a minha vida mudou profundamente. A vontade de escrever mantém-se mas confesso que a existência de gente mal-formada que vem para a internet destilar ódio a coberto do anonimato me arrefeceu o ímpeto.

Por enquanto mantemos a casa aberta, vamos ver no que dá.

A cada leitor, seu livro. A cada livro, seu leitor.

Imagem
Fui à Rodoviária levar a minha filha mais velha.Enquanto esperávamos, olhei à volta. Uma senhora sentou-se, tinha um livro na mão. Pareceu-me ver uma cota igual às da BPE, quando ela virou o livro. Olhei para o topo, vi o carimbo da BPE, confirmei. É um livro nosso, nas mãos de uma leitora. Disse à Inês: Aquele livro é da Biblioteca.

Olhei novamente para a senhora. Enquanto passava os olhos por algumas linhas do livro, sorria com ar satisfeito. Eu e a minha filha dissemos ao mesmo tempo: Está tão contente! E eu fiquei de coração cheio.

Pedro

Imagem
Convívio difícil,  com o Pedro que às 9h28 de hoje completa 17 anos. Momentos de calma e tranquilidade exasperante para quem anda a mil como eu, a contrastar com a obstinação e teimosia sem igual de certos dias. Tudo temperado com um sentido de humor impagável, quando está bem disposto, e mordaz quando está contrariado.

Teve a sorte de nascer no mesmo dia que Hans Christian Andersen e o azar de ter de competir sempre com as actividades da biblioteca para a comemoração do Dia do Livro Infantil.

Este ano, o dia é só teu. Parabéns filho!