A 27 de Junho de 1968 era inaugurada a Biblioteca Municipal de Moura. Passam hoje 50 anos sobre essa data. Meio século de história de uma das primeiras bibliotecas no Alentejo, de uma das primeiras bibliotecas a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública.
Foram bibliotecários desta instituição João Francisco da Mouca (1968-1987, 19 anos), Isabel Martins (1987-1991, 4 anos) Zélia Parreira (1994-2013, 19 anos) e José António Oliveira (2014 até à actualidade).
Ao longo deste tempo recebeu a Biblioteca Fixa nº 149 da Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolveu projectos pioneiros e boas práticas reconhecidas, designadamente (entre outros que foram ficando pelo caminho):
- o projecto Padrinhos de Leitura;
- a Feira do Livro de Moura, que chegou a ser a terceira feira do livro do país em volume de vendas e visitantes;
- o Projecto Semeando Leituras, que inscreve todos os alunos do concelho na Biblioteca desde a sua entrada no sistema de ensino, garantindo que, daqui a alguns anos, toda a população do Concelho de Moura será utilizadora da Biblioteca;
- criou a primeira Rede Concelhia de Bibliotecas, em cooperação com as bibliotecas escolares;
- implementou uma rede de pólos que cobre todo o concelho, sendo que, em alguns casos, desenvolveu uma solução de pólo da biblioteca municipal e biblioteca escolar que veio a ser replicada em muitos concelhos do país;
- criou o projecto Comércio com Livros;
- integrou uma das primeiras redes intermunicipais de bibliotecas a partir de uma proposta da própria Biblioteca Municipal ao Conselho Executivo da CIMBAL.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.