quinta-feira, 11 de março de 2021

Planeamento estratégico

 https://scontent.fopo2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/p526x296/161699001_4234088779957751_1638310629727351217_n.jpg?_nc_cat=102&ccb=1-3&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeFQKhCQbI1NTcNpF1SRLZoi-SYF5kd20TH5JgXmR3bRMR5_SGcvI7PKyatwfFQOR3A0OxcwFQ1vN8UhMSDWSv5w&_nc_ohc=pgBvNwuTqp0AX_H9qGt&_nc_ht=scontent.fopo2-1.fna&tp=6&oh=6d550a49c45d9b7d66610147f4dd9234&oe=60883E33

 

Tudo é pensado com antecedência, mas feito de forma a dar o ar de ter sido “por acaso”. “Calhou”. “Foi uma oportunidade que surgiu”. Mas desenganem-se. Há estratégia nisto.
 
A conta gotas, os trabalhadores da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, em Moura, foram sendo deslocados. As suas qualidades e competências faziam falta noutros sítios. Que tinham qualidades e competências, já eu sabia, era por essa razão que estavam na Biblioteca, a desenvolver um trabalho de qualidade, que várias vezes colocou Moura no mapa.
 
Mas enfim, são prioridades. Calmamente, ficámos à espera de ver quem vinha para os substituir.
Da primeira vez, ninguém. Mau…
Da segunda, também não. Ai, tu queres ver...?
Nem da terceira, nem da quarta, nem de nenhuma. Dos catorze que lá deixei, restam 8. Cinco estão nos pólos que ainda não fecharam, entregues a si próprios, e 3 em Moura. 
 
O pólo da Póvoa de S. Miguel está fechado. Enfim, deixo à vossa consideração a elaboração de justificações. O pólo de Santo Aleixo já fechou e já reabriu, mas a funcionária que lá está nunca recebeu qualquer formação. Também para quê, não é? Dizem que trabalhar numa biblioteca é estar p’ra ali sentado, a ler livros o dia todo. A rapariga a esta hora, certamente cheia de boa vontade, já os deve ter lido todos.
 
Isto de ler os livros todos faz-me lembrar um Presidente de Câmara a quem o Bibliotecário apresentou uma proposta de aquisição de livros novos, para actualizar o fundo documental, e que respondeu: “Mas porquê? Já leram aqueles todos?”. Bem, em Moura, nem esse argumento resulta. Não há livros novos porque não há dinheiro. Mesmo o dinheiro que sobrou da Feira do Livro que não se fez, da Biblioteca que não se faz, por decisão assumida do Executivo, do gasóleo que não se gasta na carrinha Semeando Leituras, do desinvestimento total na cultura, mesmo esse, não dá para comprar livros.
De um concelho que constituía um exemplo raro de envolvimento de toda a comunidade na criação de leitores, concretizado na iniciativa Padrinhos de Leitura, nada resta. Tudo em branco, não é só a Biblioteca. Concertos? Em branco. Teatro? Em branco. Espectáculos diversificados, para diferentes públicos? Em branco. Exposições? Em branco. Conferências, colóquios, debates? em branco. Uma longa noite em branco.
 
Antes, pelo menos, assumia-se que era uma opção de gestão. Agora, a pandemia serve de desculpa para tudo. Até para ter a Biblioteca fechada. Na semana em que todos voltámos ao contacto com os nossos leitores, em que o Governo deu autorização de abertura a Bibliotecas e Arquivos por serem considerados de interesse prioritário (tal como no primeiro confinamento), Moura continua a atender ao postigo, sob marcação. Nunca mais reabriu, desde Março de 2020. Mas não é por causa da pandemia. É porque já quase não há quem abra a porta, quem assegure os turnos para cobrir o horário de funcionamento e quem continue o trabalho interno que precisa de ser feito.
 
Portanto, querida pandemia, lá está tu a encobrir o desinvestimento estratégico, a alienação estratégica de recursos humanos e o apagamento estratégico da Biblioteca e das iniciativas que desenvolveu ao longo de quase vinte anos. Por tua causa, só por tua causa, a Biblioteca não reabre. Nem é porque não tem pessoal, nem é porque não há livros novos, nem é porque se quer apagar da memória a Feira do Livro, os Padrinhos de Leitura, o Semeando Leituras, a pioneira Rede Concelhia de Bibliotecas, com o que foi o primeiro catálogo colectivo concelhio do país, não é por nada. É só por causa da pandemia.
 
Legenda da foto (retirada da página de facebook da Biblioteca Municipal de Moura): A Biblioteca a que temos direito hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...