segunda-feira, 13 de setembro de 2021

#GenteQueFechaBibliotecas

 

    A ouvir o debate dos candidatos à freguesia da Póvoa de S. Miguel.
     
    Ponto prévio: eu sou Bibliotecária. É óbvio que há mais vida para além das Bibliotecas, mas sobre outros assuntos específicos não me pronuncio, porque não sei o suficiente para argumentar e debater. 
     
    Diz o sr. Presidente da Junta que os arquivos da sua autarquia estão todos "à molhada" (sic) e que há um projecto para os organizar e criar um arquivo, talvez até com espaço de leitura, ou seja, uma biblioteca.
     
    Eu vou ignorar o facto de o senhor não saber distinguir uma biblioteca de um arquivo administrativo e vou directa à minha questão: o que é feito da Biblioteca da Póvoa de S. Miguel? A Biblioteca instalada (em 2006?) pela Câmara na escola, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, que funcionava como biblioteca escolar e pública, rentabilizando recursos, espaço e funcionária, ao serviço da população escolar e da população em geral?
     
    Não se indignou, quando o executivo actual retirou a funcionária para a colocar noutro serviço e fechou a Biblioteca? Não procurou soluções? 
     
    E depois de 4 anos em exercício, vem prometer que nos próximos 2 anos, com eles, a Póvoa dá o salto? Para aonde?
     

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...