"I am here to tell you, if you are a human being, and if you seek to improve the lives of human beings, you are not neutral. If you believe in fostering learning, you are not neutral. If you believe that the best learning comes from the most diverse sources, you are not neutral. If you believe that libraries can lift people and communities and institutions out of poverty, and ignorance, and irrelevance, then you are not neutral."
sábado, 30 de outubro de 2021
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
De onde eu vejo:
Marcelo é o grande responsável pela crise que se formou em duas semanas, se ela acontecer mesmo. O orçamento não ser aprovado não implica a queda automática do governo. Foi Marcelo quem introduziu essa ameaça para condicionar a decisão das esquerdas. Saiu o tiro pela culatra. Ninguém comeu a sopa e agora estamos todos impedidos de brincar.
PS: provavelmente vence, provavelmente com uma maioria ainda mais insegura e insuficiente. Visto do Largo do Rato, antes agora do que mais tarde e com oportunidade para fazer a remodelação que tardava. Visto do resto do país... que confusão!
PSD: cedo de mais para ir a eleições, se tem ambição de ser governo. Apanhado com as calças na mão, e nem sequer sabemos de quem são as calças.
CDU: vai pagar o preço da coerência política, tal como António Filipe enunciou. Perdeu votantes por apoiar, perde por desapoiar, continua a perder pelo distanciamento prático, vivido, daqueles que quer defender.
BE: também vai descer e muito. Após o recuo do PCP, apareceu como a solução, sem medir bem as consequências. Voltou atrás, mas a cambalhota já estava dada. O distanciamento progressivo da direcção do BE face à realidade e às pessoas provocou e vai consolidar os maus resultados de Marisa Matias e das autárquicas.
CDS: se Cecília Meireles for cabeça de lista por Lisboa, talvez seja eleita.
PAN: talvez sim, talvez não, com tendência para uma ligeira descida.
CH: a multiplicação de cretinos é inevitável e está à vista. mas parece-me que quanto mais depressa houver mais vozes do CH, mais depressa estoura. O silêncio e a adoração em volta do querido líder têm os dias contados e daí ao precipício, é um passo. O problema é que, tal como nas câmaras, é um passo que pode durar 4 anos.
IL: quase me esquecia deles. É assim que estão.
Ou seja, a seguir ao caos semeado nas câmaras, segue-se o caos no governo da Nação.
Pergunta para queijo: se o PSD e o PS votam tantas vezes em uníssono, porque é que tem que ser a esquerda a viabilizar o orçamento? A direita também pode negociar e apoiar.
sábado, 16 de outubro de 2021
Dos deveres
"O que cada um de nós deve fazer em primeiro lugar, pois não temos outro remédio, é respeitar as nossas próprias convicções, não calar, seja onde for, seja como for, conscientes de que isso não muda nada, mas que ao fazê-lo, pelo menos temos a certeza de que não estamos a mudar."
José Saramago
quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Riga
As aguas do rio Daugava são negras e agitadas, mas Riga é uma cidade pacificada.
Lado a lado há edifícios de outros séculos, típicas edificações do período soviético e arquitectura actual. Os géneros mais importantes são a Arte Nova e as construções em madeira, muitas das quais estão a ser recuperadas.
As igrejas são bastante diferentes entre si: os pináculos que aspiram aos céus dos Luteranos contrastam com os sólidos e simples edifícios ortodoxos. De vez em quando, uma igreja católica, simples e discreta.
Tranquilidade e uma luz de Outono ímpar, é o que me fica na memória. Eu, que detesto esta estação, fiquei fascinada por estas cores, que vão do dourado ao bordeaux. Por todo o lado há folhas caídas, mas isso não é problema. Pelo contrário, é motivo de atracção e há visitas organizadas ao "Outono Dourado".
A liberdade é firmemente declarada e o monumento que a representa dá início à Avenida que leva o seu nome, onde fica a Biblioteca Central de Riga. Os vestígios soviéticos foram absorvidos, excepto um: a Casa de Canto, a antiga sede do KGB, que ninguém quer ocupar. Sucessivamente colocada para venda ou arrendamento, mantém-se na esfera pública e acabou por receber o museu do KGB no piso térreo. São as águas negras e agitadas da memória.
terça-feira, 5 de outubro de 2021
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Mãe
Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...
-
Quando falo no Migraleve, no seu desaparecimento do mercado e no complicado esquema de fornecimento externo que consiste basicamente em crav...
-
Quem passa pela Barragem de Alqueva depara com uma frase em letras garrafais, porém já cheias de ferrugem, mal disfarçadas por uma rede que ...
-
Última hora José Sócrates ameaça mandar apagar as luzes de S. Bento e ligar o sistema de rega dos jardins do palácio às 20h00 do dia ...