quarta-feira, 22 de maio de 2013

Rede de Bibliotecas do Baixo Alentejo

Pode ser este o nome oficial, ou talvez não... Desde há algum tempo está a ser desenvolvido um trabalho de cooperação entre os bibliotecários dos 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo com vista à criação de um Grupo de Trabalho que potencie recursos e formas de colaboração em rede.

Para já, o Grupo de Trabalho está a avançar em frentes tão diversificadas como a constituição daquilo a que  podemos chamar uma memória colectiva em formato digital e disponível online, a construção do catálogo colectivo, o estabelecimento de um sistema normalizado e ágil de empréstimo interbibliotecas, o planeamento de formação profissional adequada e útil para os profissionais da área ou a constituição de uma carteira de actividades e agentes de mediação e promoção da leitura que possam contribuir para o trabalho desenvolvido nas bibliotecas públicas.

Apesar de crescer no seio da CIMBAL, o Grupo de Trabalho optou por realizar as suas reuniões mensais de forma descentralizada, nas 13 bibliotecas que o constituem, possibilitando assim uma troca efectiva de experiências e o conhecimento das diferentes realidades. Depois de Aljustrel, ontem foi a vez de Almodôvar, onde fomos muito bem recebidos. Segue-se Alvito, ou estavam à espera que uma coisa organizada por bibliotecários não seguisse a ordem alfabética?

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...