quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Porta aberta ao conhecimento


Programa de Voluntariado Porta Aberta


Assumindo integralmente a sua função de “porta de acesso local ao conhecimento”, consignada pelo Manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas, a Biblioteca Pública de Évora constituiu um programa de voluntariado designado Porta Aberta.

Pretende-se com esta iniciativa o aprofundamento e fortalecimento da ligação entre a comunidade eborense e a sua Biblioteca, estimulando o sentido de pertença comunitária do património à sua guarda e contribuindo em simultâneo para a concretização em tempo útil das tarefas e acções em que se traduz a nobre missão da Biblioteca Pública.

Funcionamento do programa

O programa de voluntariado tem duração variável, estipulada por acordo entre a BPE e o/a Voluntário/a e obedece à assinatura de um Contrato de Voluntariado entre as partes interessadas, em conformidade com o respectivo Regulamento.

Além da necessária formação inicial, os voluntários recebem acompanhamento tutorial durante a vigência do contrato, procurando garantir o adequado desempenho das funções a que se propõem.

No formulário de inscrição, os candidatos a voluntários devem indicar a área de actuação em que pretendem desempenhar funções, sendo que as áreas prioritárias de intervenção são:
. Conservação preventiva e pequenos restauros;
. Arrumação de documentos;
. Apoio à realização de atividades culturais;
. Apoio ao tratamento e organização de documentos;
. Apoio ao atendimento ao público.
Todos os esclarecimentos e informações adicionais podem ser prestados presencialmente, por telefone (266769330) ou via email (bpevora@bpe.pt). O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página da Biblioteca Pública de Évora, acessível em http://www.evora.net/bpe/Actividades/Voluntariado/Voluntariado.htm.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...