Mensagens

A mostrar mensagens de Dezembro, 2013

2014

Imagem
Embora 2013 tenha sido um ano problemático e sem esperança, a nível pessoal terminou de uma forma incrível. A todos os meus amigos e à minha família, desejo que todos os dias de 2014 sejam iguais ao que o final de 2013 me trouxe: a realizar sonhos, a encarar novos desafios, a vencer dificuldades (são elas que dão sabor à vida).

Não deixem nunca de lutar, encarem a vida de frente, sejam inteiros em tudo o que fazem. Cultivem a amizade, defendam os vossos valores, sejam corajosos.

Sejam muito felizes. Obrigada por tudo!

Sobre a Biblioteca Municipal de Beja e a Paula Santos

Imagem
Faço minhas as palavras da Cristina Taquelim, que podem ler aqui. Se há um plano maior, confesso já que não o percebo. Aliás, não compreendo nada do que se passou, mas seja lá o que for, não concordo.

Restart

Ontem foi o dia zero. Primeira experiência na Biblioteca Nacional como funcionária da casa. Se o futuro começa aqui e agora, começa muito bem.

Assembleia Municipal de Moura - 27 Dezembro de 2013

(Continuação da sessão do dia 20 de Dezembro de 2013)


Foi apresentada uma proposta de moção manifestando o apoio à decisão tomada pela Assembleia de freguesia de Amareleja.
O eleito José Maria Pós-de-Mina questionou sobre qual a entidade pública visada pela moção, ao que foi respondido ser a Câmara Municipal.
A eleita Zélia Parreira pediu que fosse especificada a moção à qual se referia a moção agora apresentada, uma vez que esta não era identificada.
O eleito Joaquim Carrilho referiu ter entendido, pela discussão na reunião anterior, que a Assembleia não tinha competência para decidir sobre este tema.
Aprovada a admissão do documento por unanimidade, este passou a ser o ponto 9. da Ordem de Trabalhos.
O Presidente da freguesia de Amareleja acusou a CDU de não querer discutir nada do que se fazia na Amareleja e de tentar “impingir” um pavilhão multiusos que em sua opinião, não tem nenhum interesse para a Amareleja. Proferiu ainda várias acusações e comentários que me abstenho de reproduzir.

Obsessões

35 000 mil Bimbys foram vendidas em Portugal, só em 2012. O assunto já é tema de notícia no New York Times, que descreve o robot de cozinha que custa duas vezes o salário mínimo nacional, como "uma obsessão no país mais pobre da Europa Ocidental".


A primeira semana

Imagem
Quase sem darmos por por isso, já vivemos em Évora há uma semana.


(fotografia retirada daqui)

O calendário diz que é Natal

A todos os amigos, familiares, colegas e conhecidos, os meus votos de Boas Festas. Que a vida vos sorria!

Assembleia Municipal de Moura - 20 Dezembro 2013

No âmbito da iniciativa "Câmara Aberta", a sessão da Assembleia Municipal teve lugar no Centro Cultural de Santo Amador.


Período antes da Ordem do Dia
Foi iniciada a sessão com a informação Prestada pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal sobre a actividade nos últimos meses. Apresentou também as felicitações ao eleito José Maria Pós-de-Mina pela sua eleição para o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios e o Senhor Presidente da Câmara pela sua eleição para Presidente da Assembleia Distrital de Beja.
A eleita Helena Romana, enquanto santo-amadorense, deu as boas-vindas à Assembleia Municipal.
O Presidente da União de Freguesias de Moura (S. João Baptista e Santo Agostinho) e Santo Amador congratulou-se com a realização da Assembleia em Santo Amador e revelou ter descoberto com muito agrado a afabilidade da população de Santo Amador.
O eleito João Socorro questionou a Câmara sobre a questão das construções ilegais e sobre a situação de encerramento do parque in…

Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa

Imagem
Estou desiludida, envergonhada com este país. Corre a notícia da intenção da Câmara de Lisboa em transferir a gestão de oito bibliotecas municipais para sete freguesias da cidade, no âmbito da reforma administrativa.

Andamos sempre a ouvir falar em trabalho em rede e rentabilização de recursos e depois há quem faça isto. Ora, como se sabe, não é certamente motivada pelo facto de os cofres das freguesias estarem tão cheios de dinheiro que lhes sobra para comprarem livros (sim, não se iludam, os livros estão no fim das listas de prioridades). Como tal, só nos resta deduzir que a intenção aqui é a de diminuir a importância do papel desempenhado pelas bibliotecas públicas no seio da comunidade, relegando-as para os órgãos de menor dimensão na estrutura administrativa nacional e que não têm capacidade financeira para assegurar o seu funcionamento, manutenção e muito menos, o seu crescimento e afirmação. A seguir a isto, ainda vamos assistir a bibliotecas entregues a paróquias e dependente…

Nós somos o 12º jogador!

Imagem

Em mudanças, 2

Imagem
Documentação da pós-graduação, documentação do mestrado, documentação de acções de formação, documentação da assembleia municipal e da assembleia da CIMBAL, documentação das associações a que pertenci, o jogo de monopólio que o meu filho trouxe para passar o tempo nas muitas horas da feira do livro. Fotografias, agendas, cadernos de anotações, uma bandeira que trouxe da Alvalade, a caneca do café, o pote do açúcar amarelo. 19 anos, 3 meses e 10 dias.

Em mudanças, 1

A encaixotar as minhas coisas na Biblioteca.

Encontro recibos de vencimento de 2002 e 2003. O meu ordenado líquido era superior ao que tenho hoje. Em Outubro  de 2003 recebi aproximadamente mais 185 euros do que em Novembro de 2013.

Nelson Mandela

Imagem
Será possível que alguém, um ser humano aparentemente normal e inofensivo, consiga reunir o pleno da aprovação mundial, ser respeitado e admirado por todas as pessoas no mundo inteiro? A resposta é não. Havia um ser humano assim, mas deixou-nos ontem à noite.

Obrigada por tudo.



Nota: Eu sei, parece que o Aníbal não gostava dele. Não sei se o Aníbal entra na categoria das "pessoas no mundo inteiro"...

Na Minha Biblioteca!

Imagem

É já amanhã!

Imagem

Em modo de despedida

Hoje fiz a primeira de muitas despedidas que certamente se seguirão até final do mês. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, foi hoje assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Moura e a APPACDM para a integração de utentes na vida activa. A Biblioteca de Moura tem na sua equipa dois utentes, de quem eu era tutora. Era, porque hoje deixei de ser. Tal como toda a responsabilidade de coordenação da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, também esta tarefa passa para o meu colega e amigo José António Oliveira.

Sei que a Biblioteca fica bem entregue. Além do Zé, há uma equipa jovem, dinâmica, empenhada, muitíssimo responsável que vai levar esta Biblioteca para a frente. Esta é a oportunidade de provarem o que lhes digo há tantos anos: São pessoas competentes e aptas, são as pessoas certas, pelo enorme amor que já lhe têm, para fazerem crescer esta Biblioteca. Os meus olhos já estavam cansados, acomodados. Precisavam de um desafio novo com a mesma urgên…

Quem é o primeiro agora?

Imagem