quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Associação de Pais e Encarregados de Educação

Hoje às 19h00, logo após a reunião dos pais com os directores de turma dos respectivos filhos, há assembleia de pais na Escola Secundária com 3º ciclo de Moura.

Impõe-se, por ser início de ano lectivo, a eleição de novos corpos sociais para a Associação de Pais e Encarregados de Educação, pelo que esta assembleia servirá, além de outros assuntos, para marcar a data das eleições, bem como para a abertura do processo eleitoral, através da formulação de candidaturas.

No ano que passou, a constituição da Associação foi ligeiramente diferente, uma vez que não havia nenhuma direcção constituída que pudesse despoletar o processo eleitoral. Correspondendo ao apelo da então Presidente do Conselho Executivo, Dra. Maria do Carmo Alvarinho, um grupo de pais disponibilizou-se para assumir os diferentes órgãos que compõem a Associação.

As nossas vidas profissionais impediram-nos de desenvolver um programa regular de actividades. Participámos sempre que a Escola nos solicitou e acabámos por angariar algumas verbas (das quais uma ínfima parte resultou da cobrança de quotas) que aplicámos na aquisição de documentos para a Biblioteca da Escola, mediante selecção da Equipa da Biblioteca Escolar.

A Escola, e especialmente os alunos, merecem uma colaboração activa e empenhada por parte dos pais e encarregados de educação. O acompanhamento à vida escolar dos nossos filhos não se pode reduzir a uma visita ao director de turma quando os meninos estão em apuros ou quando queremos reclamar perante qualquer situação.

Ser Encarregado de Educação é defender de forma intransigente os direitos do nosso educando, mas é também garantir que ele cumprirá com as suas obrigações, e sobretudo, que ele respeitará a escola e todos os que aí trabalham e que valorizará o enorme esforço colectivo que é necessário para garantir a sua educação. É colaborar com a Escola, e não opor-se a ela ou descredibilizar os seus agentes. É iniciar e complementar o processo de formação do nosso educando enquanto cidadão em casa. É, acima de tudo, estar presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...