terça-feira, 8 de setembro de 2009

Diz que é uma espécie de... Dia Mundial da Literacia

"A Campanha Global pela Educação em Portugal assinala hoje o Dia Mundial da Literacia sublinhando o "impacto da educação e da alfabetização no aumento dos rendimentos das famílias, na melhoria das condições de higiene e de saúde".

Cerca de 75 milhões de crianças em todo o mundo continuam sem acesso ao ensino. Em Portugal, nove em cada cem portugueses continuam sem saber ler nem escrever, na maioria idosos e a viverem no Interior, segundo o último censos.

O Dia Mundial da Literacia assinala-se hoje. Em Portugal, em dez anos, o número de pessoas que não sabe ler nem escrever desceu de 11 para 9 por cento, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2001."

Lusa, 8 de Setembro de 2009


E eu pergunto:
E baixar os livros escolares, não? E reduzir o IVA do material escolar de 20% (sim, 20%)para os 5 por cento aplicáveis, por exemplo aos ginásios? Também não?
Pois, já calculava.

E já agora, podiam ir ao dicionário ver o significado de Literacia. Não é exactamente a mesma coisa que alfabetização. Só que assim, os números seriam muito mais assustadores...

2 comentários:

  1. De facto é verdade, literacia não é exactamente a mesma coisa que alfabetização, mas curiosamente hoje comemora-se também o dia Internacional da Alfabetização e o dia Internacional do Jornalista o qua não deixa de ser irónico quando existem jornalistas que não sabem o que escrevem e pessoas que não sabem o que lêem.

    José Francisco

    PS: Agora não me esqueci de assinar que é para não me tratares po sr. anónimo... lol

    ResponderEliminar
  2. Very well, sr. José Francisco. Eu vi logo que eras tu. Quem mais se dá ao trabalho de fazer estas pesquisas todas?
    Quanto ao teu comentário de hoje, mais uma vez, tens razão. A notícia que registei aqui é bem um exemplo disso.
    Beijinhos às tuas meninas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...