terça-feira, 18 de março de 2014
21 de Março, dia mundial da poesia
Este ano, na Biblioteca Pública de Évora, a comemoração do Dia Mundial da Poesia irá decorrer em torno de Florbela Espanca.
A partir desta data, ficará disponível ao público, através da página da BPE, o espólio existente na instituição relativo à poetisa alentejana.
O espólio reúne um variado conjunto de documentos dos quais se destacam 24 cartas escritas por Florbela Espanca a Guido Battelli nos últimos meses da sua vida, com a indicação expressa do académico italiano, para só serem abertas decorridos 11 anos após a morte de Florbela.
Um caderno contendo 18 poemas autógrafos, entre os quais Ser Poeta, ficará também disponível para consulta pública bem como a 1ª edição do Livro de Soror Saudade, alguns documentos iconográficos e ainda material relativo ao falecimento de Florbela Espanca.
Para além da colocação on-line do espólio, a Biblioteca vai também ter patente, entre os dias 21 de Março e 17 de Abril, uma mostra bibliográfica com parte desta documentação à qual se juntará outro material existente nas coleções da B.P.E. como jornais e revistas com publicação de poemas de Florbela Espanca ou ainda obras cuja tradução foi da responsabilidade da poetisa.
No dia 21 de Março a poesia vai também sair à rua numa iniciativa conjunta da Biblioteca e da Associação Comercial do Distrito de Évora contando com a colaboração da Escola Secundária Gabriel Pereira e da EB1 de São Mamede. Os alunos destas escolas irão percorrer as ruas do Centro Histórico declamando poesia em espaços públicos e nas lojas aderentes a esta iniciativa.
Quem fizer compras nestas lojas poderá levar um saco especial… com poesia!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mãe
Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...
-
Quando falo no Migraleve, no seu desaparecimento do mercado e no complicado esquema de fornecimento externo que consiste basicamente em crav...
-
Quem passa pela Barragem de Alqueva depara com uma frase em letras garrafais, porém já cheias de ferrugem, mal disfarçadas por uma rede que ...
-
Última hora José Sócrates ameaça mandar apagar as luzes de S. Bento e ligar o sistema de rega dos jardins do palácio às 20h00 do dia ...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.