sexta-feira, 18 de maio de 2012

Eu e o Sporting

Acontece-me com frequência encontrar amigos que me cumprimentam e logo a seguir perguntam: E o teu Sporting? ou então Farto-me de rir contigo, rapariga, tu és mesmo doida com o futebol. Até já eu torço pelo Sporting e não era sportinguista...

Quem nunca experimentou torcer por um clube, ouvir o relato com o nervoso miudinho da ansiedade, gritar golo mal a bola entra na baliza, saltar no meio de milhares de outros sportinguistas em pleno estádio, nunca poderá compreender a minha devoção.

Sociologicamente é fácil de explicar: o sentimento de integração e pertença a um grupo, a identificação de interesses e objectivos, a partilha de alegrias e tristezas... Mas há algo mais, que vai para além do racionalmente explicável. Há magia e orgulho, há angústia e sofrimento, há a cabeça erguida, há a certeza de fazer parte do Sporting Clube de Portugal.

Domingo estarei na minha primeira final da Taça de Portugal ao vivo. Espero ganhar, quero ganhar, vamos ganhar. Mas sei que já estou a ganhar e o jogo ainda não começou, porque ninguém me tira estes dias que antecipam a final, a viagem que farei com os meus filhos até ao estádio, os 90 minutos de expectativas e cânticos e nervos.

Há tantos problemas na vida a precisarem da minha atenção? Há. Dedico-lhes todos os outros 9990 minutos de todas as semanas. Acham pouco?



2 comentários:

  1. E há o efeito terapêutico. Quem não gosta de futebol não entende o quão bom é poder, durante duas horas, abstrair-mo-nos da nossa vida, dos nossos problemas e das nossas angústias.

    Vou mais longe, é fundamental para o equilíbrio emocional, por muito exagerado que isto possa parecer a quem não tem este escape.

    Sabes que não partilhamos a cor, mas o sentimento sim...

    Beijos muitos!

    ResponderEliminar
  2. É PÁ...
    só espero que saias ainda mais alegre do que estás agora, bem gostava de partilhar as bancadas do Jamor com todos os SPORTINGUISTAS, no entanto não arranjei ingresso, na ultima estive lá e gritei sosinho os golos do TIUI no meio da bandada Portista, sem pensar no risco de ser queimado pelos furiosos dragões...
    Bem vou ver a rampa da falperra até que chegue a hora da bola...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...