quinta-feira, 15 de abril de 2010

Padrinhos de Leitura


A Câmara Municipal de Moura tem vindo a assumir como uma das suas prioridades, desde há alguns anos, a Promoção da Leitura e a aquisição de Hábitos de Leitura entre os munícipes, especialmente entre as crianças e jovens que frequentam os estabelecimentos de ensino do nosso concelho.
Até ao momento, esta aposta tem sido concretizada em duas linhas de actuação:

a) A implementação em todas as freguesias do Concelho de um Pólo da Biblioteca Municipal, devidamente apetrechado com fundo documental e equipamentos de acesso à informação, à cultura e ao lazer.

b) A implementação do Projecto Semeando Leituras, que visita quinzenalmente todas as salas de aula de Jardim-de-infância e Primeiro Ciclo da cidade de Moura. Durante esta visita é contada uma história aos alunos e é proporcionado o empréstimo domiciliário de livros existentes na ”Carrinha Amarela”, como as crianças carinhosamente lhe chamam.

A concretização destes projectos tem exigido da parte do município um investimento contínuo em pessoal, equipamento e sobretudo, em fundo documental variado e actualizado, para que as nossas crianças nunca percam o interesse pela leitura.

Felizmente, há outras instituições e várias empresas que atribuem grande importância à sua responsabilidade social em geral, e à questão da promoção da leitura em particular, especialmente considerando o contributo que a aquisição desta competência tem para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem ao longo da vida.

Considerando esta motivação, e no âmbito da implementação do seu Programa MAIS CULTURA, entendeu a Câmara Municipal de Moura criar um projecto de apoio à leitura, designado por Padrinhos de Leitura, em que é dada a possibilidade a instituições e empresas do nosso concelho, de apadrinhar os alunos de uma sala de aula de jardim-de-infância ou primeiro ciclo, através da atribuição de um apoio financeiro, que propomos seja de 100 euros, e que se destinará exclusivamente à aquisição de livros para esses alunos, durante a Feira do Livro de Moura.

Todas as instituições e empresas aderentes receberão um diploma de participação, e terão o seu logótipo ou designação afixado no painel gigante destinado ao projecto que estará em exposição durante toda a Feira do Livro, com indicação das turmas envolvidas e dos respectivos padrinhos.

Nas salas de aula apadrinhadas será afixado um outro diploma, para conhecimentos de todos os Pais e Comunidade Escolar, com o logótipo da instituição ou empresa que a apadrinhou.

Pretendemos assim publicitar a toda a comunidade o trabalho desenvolvido pelas instituições e empresas que participam neste projecto, sem outra motivação que não seja a de acreditarem no papel importante que podem desempenhar no crescimento saudável e desenvolvimento das nossas crianças.

As crianças do nosso concelho agradecem.

2 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa por parte da Biblioteca e da Câmara Municipal de Moura. Os livros são um contributo fundamental para o desenvolvimento humano, e muito mais para as crianças, para que através deles criem hábitos de leitura e criem espírito crítico e se tornem cidadãos mais competentes.
    O combate à iliteracia deve ser uma responsabilidade de todos, e as Empresas locais, Comércio e demais Entidades, devem sentir um orgulho especial para estarem a contribuir de forma voluntária para esta nobre causa. A sua Responsabilidade Social, demonstra-se através destes gestos, muito importantes para as crianças e para as escolas.
    O meu reconhecimento a todos os “Padrinhos de Leitura”, que muito solidariamente colaboram nesta excelente iniciativa.
    A escola, os Pais, os meninos agradecem, infelizmente o simples gesto de adquirir um livro não está ao alcance de todos.
    Todos vão ajudar ao sorriso estampado nos vários rostos de meninos e meninas, que ao visitarem esta magnífica Feira do Livro, vão ter a oportunidade de dizerem que este livro, foi escolhido por mim, vai ser lido por mim e por os meus colegas.
    Para a Biblioteca e Câmara, os meus parabéns por esta brilhante ideia, e que esta comunhão de vontades perdure por muitos anos, e que mais e mais Entidades e Empresas se associem a ela.
    Boa Feira do Livro para todos, e uma palavra especial para a Drª Zélia Parreira, que se empenha de forma apaixonada neste evento, que faz dele a referência da Cultura de Moura, durante vários dias.

    O Leitor

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo

    A Biblioteca faz parte da Câmara. São a mesma entidade e eu estou só a fazer o meu trabalho. Mas agradeço as palavras de apreço e encorajamento.

    Conto deixar aqui em breve a lista de todas as entidades, e não são poucas, que de forma generosa estão a contribuir para a leitura no nosso concelho. Eles sim, estão a fazer algo digno de registo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...