quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de Abril

Hoje celebra-se o Dia da Terra.

Há 40 anos o então Senador do Wisconsin Gaylord Nelson, mais tarde agraciado com a Medalha da Liberdade (a maior condecoração atribuída a civis nos EUA) por esta iniciativa, propôs o primeiro protesto nacional pelo ambiente «para sacudir o establishment político» e forçar a introdução do tema do ambiente na agenda norte-americana. Em consequência dessa proposta, a 22 de Abril de 1970, 20 milhões de americanos manifestaram-se de costa a costa em favor de um ambiente sadio e sustentável. Milhares de escolas e universidades mobilizaram-se para esta manifestação.


O Dia da Terra viria a adquirir uma dimensão global quando, em 22 de Abril de 1990, 200 milhões de pessoas de 141 países aderiram à sua primeira celebração mundial e ajudaram a abrir caminho para a Convenção sobre a Biodiversidade, no Rio de Janeiro em 1992.

Este é também o dia em que se comemoram 510 anos sobre o descobrimento do Brasil pelos portugueses. Neste dia, Pedro Álvares Cabral terá chegado ao local que veio a ter a designação de Vera Cruz.

E hoje, as minhas irmãs gémeas fazem anos. Parabéns!

2 comentários:

  1. Parabéns primas!!!! Vou pôr os beijos e os abraços no congelador, para estarem fresquinhos na próxima semana.

    Ah, e o Paulo manda perguntar qual de vocês é a original, e qual é a fotocópia...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado primo.
    O Paulo é tão espirituoso...

    Bejos

    Patricia

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...