sábado, 10 de abril de 2010

Em Londres I

Dia 1: A viagem

Havia muito que fazer antes da viagem, mas ainda foi possível fazer um almoço com amigos.

Por volta das cinco da tarde, chegámos a Faro. A partida estava marcada para as 20h35, mas o voo acabou por sair um bocadinho atrasado.

A chegada a Londres foi especial. A cidade é lindíssima vista de cima e eu nem queria acreditar que finalmente estava em Inglaterra. Mais uma hora de transfers (conduzidos por um português) e eis que surgem à nossa frente, como se sempre tivessem estado à nossa espera, a Torre de Londres, o Big Ben, as casas do Parlamento, Buckingham, Trafalgar Square…

Chegamos ao hotel, em Bayswater, perto da uma e meia da madrugada. Na recepção, outro português. Estamos em casa.

Dia 2: Londres à luz do dia

O dia começou com a primeira viagem de metro. Embora o destino fosse Buckingham, optámos por sair em Westminster, e não nos arrependemos. A saída do metro é mesmo por baixo do Big Ben e a primeira perspectiva é impressionante.

Fomos em direcção a St. James’s Park, e daí a Buckingham, para assistir ao render da guarda. Havia centenas e centenas de pessoas à nossa volta. Os londrinos e os visitantes enchiam todo parque. O tempo está fantástico, apetece mesmo estar ali. Fui ao quiosque pedir um café, e pasmem: Há pacotes de açúcar amarelo à disposição dos clientes. Esta é mesmo a minha cidade.

Depois de Buckingham e St. James’s Park, voltámos a Westminster. Almoçámos enquanto, muito pouco discretamente, ouvimos a explicação que um guia espanhol faz ao grupo que pagou para o ouvir.

Passámos pelos edifícios do governo e decidimos espreitar o nº 10 de Downing Street, numa altura em que os ingleses vão decidir quem vai ser o seu inquilino nos próximos anos. Mas o máximo que conseguimos ver, foi isto:

De volta ao metro, fomos até Picadilly, e depois Trafalgar Square. É um local espantoso, mais um testemunho do extraordinário espírito multicultural de Londres.

(Quatro leões em Trafalgar Square)

Depois de Trafalgar Square, seguimos pela Strand. Comprei um postal de aniversário e fui ao Posto dos Correios enviá-lo. Seria perfeitamente capaz de viver aqui.

Daí até Covent Garden, para mais um local emblemático da cidade. É uma praça agradabilíssima, um local onde apetece passar um final de tarde com os amigos, a falar e a apreciar a vida de uma cidade única.

Jantar de pizzas, enquanto planeávamos o dia seguinte. Antes de seguirmos para o hotel, um último passeio sobre o rio, e depois no Queen´s Walk, junto à enorme roda gigante de onde é possível ver toda a cidade.

Apanhamos o metro em Waterloo e voltamos ao hotel. Estourados, mas valeu bem a pena.