quinta-feira, 22 de abril de 2010

Feira do Livro 2010: Dia 1

Ainda não desisiti da História da Feira do Livro, mas agora importa relatar o dia a dia da edição deste ano. Hoje foi o dia da inauguração e mais uma vez, muitas dezenas de pessoas estiveram presentes no momento da abertura da Feira.

Até esse instante, a azáfama habitual de todos os colegas, e são muitos, que contribuem para a construção desta Feira. Funcionários da Biblioteca, da Ludoteca, dos vários sectores que connosco integram o Departamento Sócio-Cultural, da Carpintaria, da Electricidade, dos Transportes, das Obras Municipais, do Gabinete de Informação... É um sem número de gente que entra e sai até ao momento em que as portas finalmente se abrem e a Feira é inaugurada.

Hoje foi uma cerimónia bonita. Homenageámos uma senhora que marcou a vida de muitos mourenses e que ajudou a formar muitos leitores: A Professora Mariana Aguilar. Dona de uma humanidade, generosidade e solidariesdade únicas, a D. Mariana era uma professora de elevadíssimo grau deexigência, que conseguia cultivar nos alunos valores tão importantes como a amizade, o respeito e a tolerância. Ainda bem que tive oportunidade de ser sua aluna. Tal como tive oportunidade de dizer hoje, a primeira vez em toda a minha vida que fui bibliotecária, foi pela sua mão, quando me indicou para tomar conta da Biblioteca de Turma. Há momentos na nossa vida cuja importância só conseguimos avaliar mais tarde...

Depois, seguiu-se a apresentação pública do Projecto Padrinhos de Leitura. Aos Padrinhos presentes foi entregue um diploma em reconhecimento da sua contribuição para a promoção da leitura no nosso concelho.

Ao final do dia, um belíssimo espectáculo de poesia, música e humor com o actor André Gago. Embora a noite estivesse pouco convidativa, quem veio ao Cine-Teatro deu o seu tempo por muito bem empregue.

2 comentários:

  1. Muito bonita a cerimónia de homenagem a essa grande mulher e professora D. Mariana Aguilar, feita no local indicado, rodeada de livros e de cultura.
    À noite um espectáculo marcado pela excelência de dois grandes interpretes, um no piano e o outro um actor de qualidade elevada, André Gago, um serão bem passado à roda da música clássica, da poesia e do Humor. Pode-se dizer um primeiro dia em cheio. Agora comprem livros, assistam às actividades, porque a coisa promete.

    O Leitor

    ResponderEliminar
  2. Estava a assistir à cerimónia e a lembrar-me também da profª D. Guilhermina,do Prof. Estevas, da ProfªMaria Augusta Sequeira. O que eu gostava das aulas dela,durante muitos anos o meu projecto de vida era ser professora de francês. Um Viva também para eles.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...