quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sou eu?

Etimologia do nome Zélia

Zélia na sua grafia atual é um nome de origem grega, significando “zelosa” do grego “zēlos”. Começou por ser atribuído, à pessoa que zelava por alguma coisa, independentemente do género masculino ou feminino. Por vezes o fervor de espirito e caracter ardente de proteger, perseguir e defender dos seus portadores iniciais, unicamente por zelo, levou a que erradamente o nome fosse conectado com uma rivalidade invejosa e contenciosa causando-lhes até alguma indignação. Estas características referidas levaram a que esta atitude fosse por vezes confundida com ciúme, e a expressão “Zelosa” fosse utilizada até para designar uma pessoa ciumenta, aqui estará segundo certos linguistas a possível origem da palavra “Celosa” (espanhol), “Jalousie” (Francês), “Jealousy” (Inglês) e “Gelosa” (Italiano). Também daqui derivam possivelmente as palavras inglesas “zealous” (zeloso, entusiasta, fervoroso) e “zealousness” (zelo, fervor, entusiasmo, dedicação e cuidado). O nome passou a existir também na variante masculina (Zélio), que existe em Portugal ainda que menos utilizada.

O nome Zélia embora muito utilizado em Portugal, tornou-se muito comum também no Brasil, onde existe até uma vila operária em São Paulo chamada “Vila Maria Zélia” fundada em 1917 pelo industrial Jorge Street, para alojar os 2.100 operários da sua fábrica, e que lhe deu este nome em homenagem à sua filha Maria Zélia. Entre as figuras mais conhecidas do brasil possuidoras deste nome destacam-se a cantora Zélia Duncan, e Zélia Gattai escritora brasileira, viúva de Jorge Amado com que esteve casada 56 anos.

Apesar de todas as teorias criadas sobre a sua proveniência e alguns linguistas imputarem a sua origem grega à palavra “bela”, na realidade, etimologicamente o nome Zélia, do grego “zēlos”, significa “Zelosa”, aquela que zelava e protegia algo ou alguém com cuidado, dedicação e empenho.

Dizem aqueles que defendem as teorias mais isotéricas que quem possui o nome “Zélia” é por norma uma pessoa reservada, perspicaz e de caracter analítico, possuidora de equilíbrio, confiabilidade, espirito competitivo e entusiasmo capaz de influenciar e motivar quem está à sua volta para o desempenho de qualquer atividade.

Moura, 16 de Maio de 2011
José Francisco Finha

2 comentários:

  1. Bem... atenta a tua fotografia, vou para a origem grega da palavra!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Hummm... Não me fiava. A fotógrafa é que é muito competente e ainda por cima minha amiga :))

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...