terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"A oportunidade do radiotelescópio SKA"

Num artigo no jornal Público de ontem, sobre o impacto das estruturas de investigação científica na inovação e na indústria, os Professores Domingos Barbosa e Rui Aguiar chamam a atenção para a oportunidade que Portugal tem de mudar o seu paradigma de desenvolvimento científico com o projecto Square Kilometer Array (SKA).

Os investigadores descrevem este projecto como:
"Grande infraestrutura global (...) uma rede digital de sensores, interligando antenas e centros de supercomputação. (...) coloca desafios quer às tecnologias de informação e computação, ou TIC, (produzindo um tráfego de dados muitas vezes maior que o da Internet), quer à inclusão de energias renováveis (como a solar), no que será uma imensa máquina com 3000 quilómetros de extensão decifrando o Universo.
(...)
Portugal, apesar da sua pequena dimensão nesta área, foi capaz de explorar a sua localização e as suas capacidades na engenharia para conquistar um local de teste experimental do SKA para Moura, no Alentejo."
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...