quinta-feira, 26 de maio de 2011

As promessas eleitorais

A minha colega Cristina Torrão, do blogue Em 2711 e também autora do blogue Andanças Medievais, fez o favor de citar um comentário meu, pelo que me sinto no dever de o reproduzir aqui.
E afinal, o que nos prometem estes partidos, que andam tão ocupados que não podem perder tempo com estes temas da educação e da cultura?


Alcatrão? Não, porque vamos pagá-lo a vida inteira.
Transportes públicos rápidos e acessíveis? Não, só TGV a preços proibitivos.
Um sistema de saúde eficaz e eficiente? Não, apenas grandes hospitais nas cidades do litoral e o deserto no interior.


Um sistema de educação com qualidade e exigência que forme cidadãos conscientes e informados? Não, apenas grandes centros educativos que produzem cidadãos "certificados" em série, enquanto os miúdos do interior são obrigados a viajar horas e horas sozinhos, de madrugada, para assistirem a "actividades curriculares".
Uma economia forte e saudável, assente no investimento e na produção? Não, apenas uma economia virtual, em que os dinheiros se jogam em instrumentos financeiros completamente incompreensíveis à maioria dos cidadãos e que nos conduzem sempre a uma crise maior do que aquela de onde partimos.
Uma justiça célere e (até é ridículo pedir isto) justa? Claro que não, o poder político não interfere no sistema judicial, apenas cria mecanismos e instrumentos legais que o sufocam.
E por aí fora. O que é que nos prometem? Eu ainda não vi nada a não ser trocas de insultos e acusações. É que já nem se dão ao trabalho de nos prometer nada...
A Cristina é uma escritora a sério, com vários livros publicados e vai estar na Feira do Livro do Porto, no dia 4 de Junho entre as 16 e as 19 horas, no stand da editora Ésquilo. Quem gosta de romances históricos não deve perder, até porque a Cristina vive na Alemanha e apanhá-la por cá não é fácil.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...