terça-feira, 4 de outubro de 2011

Justo e merecido





José Eduardo Cavaco receberá o título de Cidadão Honorário da Cidade da Covilhã.

José Eduardo Brites Cavaco é Natural de Moura, onde estudou até ao 12º ano na Escola Secundária de Moura (1987). É Licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve (1992), Doutorado em Biomedicina pela Universidade de Utrecht (Holanda – 1998); pós-doutorado - Universidade do Algarve no Grupo de Endocrinologia Molecular e Comparada (1998-2002). No dia 1 de Julho de 2002 assume o cargo que actualmente ocupa, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior, Covilhã. Paralelamente, integra o grupo de investigação de Endocrinologia e Reprodução do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, onde co-orienta vários estudantes de doutoramento em Biomedicina e de mestrado em Ciências Biomédicas. A sua área de interesse no domínio da investigação está relacionada em descobrir novos genes que interajam com as hormonas esteróides sexuais e a regulação da espermatogénese. No âmbito da sua actividade pedagógica é coordenador de várias unidades curriculares; pertence ao Conselho Científico da FSC entre outros cargos.


José Eduardo Cavaco tem também um curriculum no campo cultural, onde é músico clarinetista da S.F.U.M. “Os Amarelos” (Moura) há 29 anos, tendo concluído o 8º grau do conservatório em clarinete em 2004; frequentou várias acções de formação/masterlclasses/cursos em Direcção de Bandas Filarmónicas/Orquestras de Sopros. Desde o dia 1 de Julho de 2005 é o Director Artístico da Banda da Covilhã, e seu presidente desde 2009. Neste âmbito lançou mais de cinquenta projectos, onde a aposta na formação musical, novos públicos são a tónica dominante, como por exemplo: Escola de Música, Valores e Talentos da Banda da Covilhã, Música para Bebés, Férias Dó-Ré-Mi e Férias Fá-Sol-Lá; Orquestra Juvenil “O Pautinha”; Orquestra Infantil 1ºs Sons; Banda Sinfónica da Covilhã; Concertos didácticos, Concerto de Primavera, Covilhã Filarmónico. Por outro lado, foi o mentor e impulsionador do Festival da Cherovia e da sua Confraria; do programa no Jardim dos santos populares “Com a Banda da Covilhã, até os Santos Dançam”, Carnaval, Brincolândia, etc… Todas as actividades visam sempre a angariação de fundos para o reequipamento instrumental e formação das crianças e jovens que frequentam a Banda da Covilhã. 


É membro da Assembleia de Freguesia da Conceição (Covilhã); Pertence ao Lions Clube de Belmonte – Pedro Álvares Cabral: Presidente da União de Bandas do Concelho da Covilhã; Presidente e Fundador da Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã.


in Portal de Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...