quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Top 5 de 2011


Foi um ano difícil. Na verdade, não consigo enumerar mais do que 5 coisas verdadeiramente boas. Uma delas, já aqui o disse, foi o caminho que percorri através deste blogue e que me fez chegar a outras vozes, a outras pessoas.

É inacreditável a quantidade de oportunidades que esta janela nos traz, e não precisam de ser oportunidades lucrativas ou de progressão em qualquer domínio. É simplesmente a possibilidade de conhecer outros com quem nunca teria hipótese de me cruzar ao longo da vida.

Alguns desses “outros” passaram a ter rosto e a ser presenças concretas, pessoas que partilharam comigo momentos muito difíceis que este ano insistiu em trazer. Outros são, para já, afinidades encontradas nas palavras, nas ideias e nos sentimentos que partilhamos, são caminho para andar. E acreditem, sentir que lá fora, nem sem bem onde, há pessoas com as quais posso estabelecer laços, pessoas que compreendem o que digo e sinto sem preconceitos, sem julgamentos ideológicos, é muito bom.

A nenhum dos meus leitores assíduos pedi que aqui viesse, da mesma forma que nenhum daqueles que leio diariamente me pediu que o fizesse. Trata-se de um encontro de pensamentos livres e interesses comuns, um espaço de debate limpo e desinteressado e sobretudo, livre de todo o tipo de censuras condicionantes.

Este espaço de liberdade faz parte das cinco melhores coisas que me aconteceram este ano, e mais do que o Açúcar Amarelo, destaco aqui a minha integração no 2711. Liberdade, direito e respeito pela diferença, companheirismo e orgulho. Eis o 2711

                  

9 comentários:

  1. O blog, para mim, tem sido uma fonte de alegrias permanentes.
    Por um lado os textos que me enriquecem, por outro o conhecer pessoas (virtualmente e pessoalmente) têm sido uma forma fantástica de enriquecer a minha vida.

    Um beijo grande e que 2012 te traga a concretização dos teus sonhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, para ti também. E só para que saibas, foste uma das pessoas em quem pensei enquanto escrevia este post. Um grande beijinho para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
  3. Eu é que agradeço o facto de teres aceite entrar no 2711. Espero que em 2012 nos reunamos mais que uma vez. Tudo de bom para ti e para os teus "pequenos".

    ResponderEliminar
  4. E eu como colega de escrita no 2711, tenho que concordar que a Zélia foi um dos acontecimentos mais importantes no 2711 deste ano.
    Boas festas e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  5. Hum! Demos-te assim tanta liberdade? Vamos corrigir isso.

    A sério, fico feliz por te sentires bem no 2711. Desejo-te um 2012 com menos sobressaltos. Bjnhos

    ResponderEliminar
  6. Zélia: concordo com o que dizes. Os blogues são, de facto, uma coisa quase mágica. Tenho pena, no meu caso, de não ter tempo para visitar com assiduidade todos os de que gosto. E o 2711, com a liberdade que nos dá, tem sido um bom porto. Gostava de te dizer que gostei de te conhecer e que, compreendendo as dificuldades, aprecio o teu trabalho e a tua força.
    Um beijinho e um óptimo Natal.

    ResponderEliminar
  7. Bonito texto, Zélia :)
    Sim, é de facto "inacreditável a quantidade de oportunidades que esta janela nos traz". Vivendo onde vivo, também nunca teria ocasião de, de outro modo, trocar tantas impressões sobre toda a espécie de assuntos. Igualmente aprecio esse aspecto de conversar "sem preconceitos, sem julgamentos ideológicos". Normalmente, as pessoas que conhecemos, vêm logo com conselhos, ou com juízos de valor, expressos com a melhor das intenções (ou não), mas que, muitas vezes, não corresponde àquilo que procuramos: desabafar! Ou, apenas, dar a nossa opinião!

    Claro que dificilmente se podem comparar estas "amizades virtuais" às outras. Mas, como vimos, têm as suas vantagens :)

    E também gosto muito de pertencer ao 2711 ;)

    ResponderEliminar
  8. E ainda bem que o 2711 o assim é. :)
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  9. Continuam a estragar-me com mimos! Adorei conhecer os que já consegui encontrar presencialmente, fico à espera de conhecer o resto da equipa. Um grande abraço para todos, que 2012 seja um ano espectacular.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...