sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um café especial

Desde a fachada ao interior, o Café Majestic, na emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, é considerado um espaço memorável, a não perder na visita à cidade invicta. Agora, o site Ucityguides considera-o mesmo como o 6º café mais bonito do mundo.

No final do século XIX, este género de cafés tornou-se o ponto de encontro preferido dos intelectuais locais. Nos seus interiores palacianos decorreram tertúlias e discussões literárias e políticas que haveriam de influenciar o rumo dos respectivos países.

Infelizmente, a maioria destes espaços adoptou características de museu, frequentados por turistas de elevado poder económico, a quem são servidos artigos de pastelaria e bebidas a preços proibitivos.

Para quem não conhece, aqui ficam algumas imagens do Majestic:









5 comentários:

  1. Um local emblemático da cidade do Porto. Quanto aos preços que praticam, serão certamente a único forma de sobreviverem. Nem todos podem lá chegar, é um facto, também não consigo obter tudo o que gostaria, mas é a vida...

    ResponderEliminar
  2. Admiro-lhe a arquitectura... mas abomino o seu café!!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro uma tarde de sábado na Rua de Santa Catarina e uma paragem no Magestic. Lamentavel o preço do café, mas ...

    ResponderEliminar
  4. Na minha juventude a descriminação social se manifestava nesse tipo de estabelecimentos.
    Aqui no RJ temos a Confeitaria Colombo estilo Belle Epoque, fundada por emigrantes portugueses, por isso, e devido à cultura local, é mais popular, mas, apesar disso, e quiçá por isso, mantém o glamour.
    Carlos - RJ

    ResponderEliminar
  5. sempre gostei de açucar amarelo e só agora começo a perceber porquê. está fabuloso este naco de zeros e uns com que presenteias o virtual. vou ficar atento a este blog, sem dúvida.
    fabuloso também é, claro, o majestic, com que me cruzei numa viagem ao porto.
    partilho contigo a imagem recolhida nesse conhecer furtuito

    abraços

    https://picasaweb.google.com/lugaresedatas/Porto#slideshow/5519128115595062098

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...