quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Moura Cidade Educadora



De 24 a 30 de Janeiro o Concelho de Moura vai debater e analisar o papel da comunidade enquanto formadora do indivíduo como um todo.

Entendendo o conceito de educação como muito mais rico e abrangente do que o que é transmitido pelo ensino em meio escolar, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), da qual Moura faz parte, constituiu-se em 1990 na cidade de Barcelona, com a realização do primeiro congresso. Aí foram acordados os objectivos e princípios básicos para o perfil de uma Cidade Educadora, designadamente a aprendizagem, troca de experiências e a criação de contextos de aprendizagem que enriqueçam e estimulem os seus habitantes.

Os municípios assumem neste contexto um papel central não só na organização, promoção e oferta de programas e serviços sociais, culturais e educativos, como também no apoio às várias iniciativas da sociedade civil nestes domínios, com vista ao estabelecimento de uma política global que concretize um projecto educativo para a cidade.

Segundo a Declaração de Barcelona, também conhecida como Carta das Cidades Educadoras, "a cidade será educadora quando reconheça, exercite e desenvolva, para além das suas funções tradicionais (económica, social, política e de prestação de serviços) uma função educadora, quando assuma a intencionalidade e responsabilidade cujo objectivo seja a formação, promoção e desenvolvimento de todos os seus habitantes, começando pelas crianças e pelos jovens".

Porque "todos os cidadãos e todas as instituições locais são solidariamente responsáveis pela educação de todos, jovens e adultos", a Semana da Comunidade Educativa não se destina apenas a Professores, Pais, Auxiliares e outros intervenientes no processo escolar, embora nunca deixe de reconhecer a importância que todos os referidos têm no processo educativo. É também um momento de reflexão, debate e participação destinado a toda a comunidade, porque todos somos responsáveis por garantir o direito de cada cidadão a desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, dos meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal.

Durante os próximos dias irei divulgando o programa desta Semana da Comunidade Educativa.

2 comentários:

  1. Obrigada.
    Todos não somos demais...
    bj

    ResponderEliminar
  2. As coisas que tu sabes. pensava que era mais uma festinha, afinal ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...