sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Leitura com sabor



A livraria Ao Sabor da Leitura vai apresentar amanhã, pelas 15h30, o livro Fialho : gastronomia alentejana, da autoria do nosso conterrâneo Alberto Franco.

Além do autor, o próprio Sr. Fialho, proprietário do famoso restaurante de Évora, estará presente nesta sessão organizada pelo André Ferreira, corajoso proprietário da Livraria.

O livro tem um prefácio de Henrique Granadeiro, em que é feito o enquadramento de Évora e do Fialho, na vivência do seu autor.  ”A história do Fialho, que agora é contada em letra de forma para testemunho de vindouros, é uma bela lição de coragem e um caso exemplar de visão estratégica.”

O livro está dividido em seis capítulos: O primeiro é dedicado ao progenitor e primeira descendência e com o título “Filho de Mariana Letrada”. É a história do princípio da geração que transformou e prestigiou o famoso restaurante. O segundo, “A Taberna de Manuel Fialho” para além do texto e em continuação cronológica do anterior, apresenta um conjunto de receitas de Petiscos. O terceiro, “Casa de Comidas de Manuel Fialho”, segue a história mas agora com receitas de Doses. O quarto, “Mascarenhas Bar”, com receitas de Pratinhos. O quinto, “Restaurante Fialho”, apresenta as receitas de Especialidades. O sexto, “A fraternal cozinha” remete-nos para a actualidade do restaurante.

Pelo amável convite do André, e porque reúne duas das minhas paixões (livros e comidinha), amanhã lá estarei. E vocês, têm alguma coisa melhor para fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...