segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A culpa é sempre da maçã




Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileu) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra.

A sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais importantes da História da Ciência. As suas descobertas e estudos são vastos, mas Newton será sempre lembrado pela lei da gravidade, a qual terá desenvolvido após observar a forma como uma maçã caía da árvore.

Newton também fez algumas previsões com bases científicas e bíblicas (acreditava que o mundo não terminaria antes de 2060). Físico e matemático reconhecido, Newton também foi astrónomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. E por falar em filosofia, aqui ficam algumas frases que terá proferido:

"Construímos muros demais e pontes de menos"

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento"

"O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano"

"Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas"

"Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo"

"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado"

"Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes"

Lei da Gravidade

A lei da gravitação universal diz que dois objectos quaisquer serão atraídos gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objectos e da distância que há entre eles.
Dados dois corpos de massa m1 e m2, a uma distância d entre si, esses dois corpos atraem-se mutuamente com uma força que é proporcional à massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa esses corpos. Matematicamente, essa lei pode ser escrita assim:


2 comentários:

  1. Andas a estudar muito Física, ai andas andas....

    ResponderEliminar
  2. Desculpa? Eu sou bibliotecária. Já devias saber o discurso de cor: Ou sei as respostas, ou tenho de saber onde as encontrar...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...