terça-feira, 30 de novembro de 2010

Santo Aleixo da Restauração


Em 1957, a freguesia de Santo Aleixo agregou ao seu nome a expressão "da Restauração" em homenagem aos feitos dos habitantes desta terra, que consolidaram estratégias de defesa e heroicamente impediram os invasores castelhanos de avançarem pelo território português.

Aos acontecimentos que a 1 de Dezembro de 1640  se registaram em Lisboa, devolvendo a independência a Portugal, sucederam-se várias tentativas, por parte dos castelhanos, de invadir o nosso país. As terras fronteiriças eram as primeiras a sofrer o massacre. Santo Aleixo da Restauração, pela sua privilegiada localização raiana e como aldeia próspera, foi muitas vezes alvo dos ataques castelhanos, mas a garra e determinação do povo surpreendeu sempre os espanhóis, apesar de os portugueses estarem em menor número e em muitos casos serem apenas modestos agricultores.

É a essa garra e a essa determinação que Santo Aleixo da Restauração prestará a devida homenagem amanhã, a partir das 10h00, na Praça da Restauração.
  

2 comentários:

  1. Afinal sempre me convidaste para almoçar...

    ResponderEliminar
  2. a amareleja so existe quando o seu partido a reclama????ou continua a ser vira casacas!!!...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...