O mais antigo mapa de Portugal

A Biblioteca Nacional acaba de adquirir em leilão um exemplar do mais antigo Mapa de Portugal. Trata-se de uma versão reduzida, na escala de ca. 1: 1.340.000, impressa em Veneza mas difundida em Roma, do manuscrito original preparado por Fernando Álvares Seco para oferta ao cardeal Guido Sforza, pelo humanista português Aquiles Estaço em agradecimento pelo seu empenho nos assuntos da Lusitânia.


Curiosamente, o topo do mapa corresponde ao Oeste (Portugal parece estar deitado), supõe-se que por ser esta a perspectiva do país visto a partir de Roma. O povoamento, cuidadosamente registado através das cidades e vilas então existentes, mostra já uma densidade muito maior no litoral e no norte, do que no interior e no sul.

Comentários

  1. ... "curiosamente" até nas nossas descobertas sempre povoámos o litoral e nos borrifámos para o interior ... já nessa altura sabíamos que o "filet mignon" haveria de aparecer nas praias ... Camões retrata isso bem com o episódio da Ilha dos Amores ... ou o José Cid ... na Cabana junto à Praia ... o mediático Zé Zé Camarinha fez a sua carreira onde ??? no litoral .... em Moura, em Freixo de Espada à Cinta ou na Bardalageira da Serra estava condenado a ser condutor do Dumper da Câmara ou da Junta de Freguesia ...

    LT

    ResponderEliminar

Enviar um comentário