terça-feira, 17 de agosto de 2010

É tudo uma questão de perspectiva

Acabei de ouvir o Sr. Ministro da Administração Interna no Jornal da Tarde, sobre a dimensão da área ardida este ano em Portugal.
  1. O Sr. Ministro diz que não é momento de tirar conclusões, porque a época de fogos ainda não acabou. Como dizia alguém (peço desculpa por não me lembrar exactamente quem), anunciar o início da época de fogos soa como uma espécie de convite ao incêndio, ou melhor, à ignição.
  2. Não obstante, o Sr. Ministro, porque é Ministro, está já em condições de concluir que a área ardida é inferior à de 2003, "no período homólogo" (muito mais pomposo do que "no mesmo período").
  3. Com base na sua conclusão, o Sr. Ministro congratula-se pelo facto referido.
Com base no que ouvi, lamento que o Sr. Ministro se congratule. Eu no seu lugar, lamentaria, nem que tivesse ardido apenas um quintal. E continuaria a lamentar, mesmo que para apagar o fogo desse quintal não tivesse morrido ninguém.

Mas isso sou eu.
 
 

3 comentários:

  1. Pode se ler os números como pretenderem, mesmo comparando com os anos mais trágicos de incêndios, mas existe uma realidade incontornável, ardeu mais este ano que em 2008 e 2009.

    ResponderEliminar
  2. Com uma violência assustadora, a contrastar com a tranquilidade forçada de quem nos assegura constantemente que está tudo controlado.

    ResponderEliminar
  3. ... ZP, gostei do seu post...

    LT

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...