segunda-feira, 22 de março de 2010

Feira do Livro de Moura: 30 anos | 1994

Em 1994 a Feira do Livro decorreu de 18 a 25 de Junho, no Jardim Dr. Santiago.



Lisboa é a Capital Europeia da Cultura em 1994.

O Brasil e o desporto vivem neste ano momentos de grande tristeza e de grande euforia: Morre Ayrton Senna e a selecção canarinha vence o Campeonato do Mundo de Futebol nos Estados Unidos.

A Inglaterra é mais continental após a ligação subterrânea com a França, através do Túnel da Mancha, inaugurado em Maio. Na sequência do fim do Apartheid, Nelson Mandela é eleito Presidente da África do Sul. O processo de paz israelo-palestiniano conhece novos desenvolvimentos, com o regresso de Arafat à Palestina e a atribuição do Prémio Nobel da Paz aos seus principais intervenientes.

Na literatura, o Nobel é atribuído a Kenzaburo Oe, escritor japonês, "pela força poética ao serviço de um mundo imaginado, onde a vida e o mito coexistem para integrar uma desconcertante pintura do ser humano de hoje''. Na tua face, de Vergílio Ferreira, recebe o Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores.

No ano de Filadélfia e O piano, o filme mais premiado pela Academia de Hollywood é A lista de Schindler, uma extraordinária homenagem à coragem de um homem que utilizou todos os recursos à sua disposição para salvar da morte mais de mil judeus.

Numa época em que há quem se atreva a dizer que o Holocausto nunca aconteceu (estão a ver, outra vez, a importância de estudar História?), é imprescindível recordar e homenagear Homens como Aristides de Sousa Mendes e Oskar Schindler.



A título pessoal, 1994 foi o melhor ano da minha vida. Numa só semana a minha primeira filha nasceu, terminei a licenciatura e matriculei-me na pós-graduação que me permitiu ingressar na Biblioteca e ser Bibliotecária. Por isso, aqui fica uma nota de boa disposição para terminar este post:

A 22 de Setembro de 1994 estreava na NBC a série Friends, sobre um grupo de seis amigos residentes no bairro de Greenwich Village, em Nova Iorque. Com um total de 236 episódios, foi emitida durante 10 anos. O último episódio foi para o ar a 6 de Maio de 2004, e obteve uma assistência recorde de mais de 51 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. A série já foi transmitida em dezenas de países e as repetições dos seus episódios continuam ainda hoje a ter boas audiências. Apesar do baixo investimento em cenários e adereços (era filmada ao vivo, em dois ou três sets apenas), é uma das séries mais premiadas da história da televisão.
Eu sou uma das que, depois de ver e rever praticamente todos os episódios, não consigo resisitir a uma boa gargalhada com as parvoíces destes seis amigos que retrataram de forma muitíssimo divertida e bem humorada a sociedade desta época.

1 comentário:

  1. Ayrton Senna a lenda do automobilismo, continua bem vivo na memória de muitos, sobretudo daqueles que, como eu, assistiram incrédulos à sua morte “em directo”, no GP de San Marino.
    Nesse dia, foi encontrado no carro de Ayrton Senna uma bandeira austríaca que, em caso de uma possível vitória, Ayrton Senna empunharia em homenagem ao austríaco Roland Ratzenberger, morto um dia antes, enquanto decorriam, no mesmo circuito, os treinos livres.

    Vergílio Ferreira será “Para Sempre”… um dos grandes autores portugueses.

    A Lista de Shindler é um filme que não deixa ninguém indiferente, não só porque se baseia em acontecimentos verídicos e relativamente recentes da nossa História (embora tudo nos pareça já irreal e longínquo) mas, sobretudo, porque que tem a capacidade de nos fazer reflectir naquilo que há de pior mas também de melhor na natureza humana…
    E se Filadélfia tem a audácia de colocar, nesse ano, a reflexão sobre a questão da homossexualidade, da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e das suas repercussões na vida pessoal, social e laboral de muitas pessoas, o filme o Piano tem além de outros atributos, na minha opinião, uma das músicas mais bonitas de toda a história do cinema. É daquelas que vale a pena voltar a ouvir… Michael Nyman, “the heart asks the pleasure first”


    http://www.youtube.com/watch?v=gdxyNOITsbg


    P.A.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...