quarta-feira, 17 de março de 2010

Feira do Livro de Moura: 30 anos | 1989

1989

Quase se pode dizer que a Biblioteca foi o tema desta IX Feira do Livro: Foram apresentadas publicamente duas das suas edições e homenageou-se o seu técnico fundador, o Sr. João da Mouca.


Diversos escritores portugueses são agraciados com Prémios pela sua obra literária: Eugénio de Andrade (recebe em França o Prémio de poesia Jean Malrieu), António Ramos Rosa (Prémio Pessoa) e Miguel Torga (Prémio Camões). O Nobel da Literatura é atribuído ao espanhol Camilo José Cela ''pela sua prosa rica e intensa que mistura formas distintas de compaixão pela vulnerabilidade humana''.

Foi um ano conturbado a nível internacional: A 14 de Fevereiro o Ayatollah Khomeini condena Salman Rushdie à morte por blasfémia no seu livro Versículos Satânicos. Ironicamente, Khomeini morreria a 3 de Junho do mesmo ano. A 4 do mesmo mês acontecem os protestos na Praça Tiananmen, em Pequim, transmitidos para todo o mundo. Mas o acontecimento histórico do ano é sem dúvida, a queda do Muro de Berlim, a 9 de Novembro, pondo um ponto final na Guerra Fria. Mas as sementes de novos conflitos já estavam lançadas: a entrada, em Janeiro, de George Bush (pai) na Casa Branca haveria de causar novos focos de guerra.

Nas eleições autárquicas de 17 de Dezembro, José Simões Martins Duarte é eleito Presidente da Câmara Municipal de Moura.

A 12 de Novembro, o físico inglês Tim Berners-Lee cria a World Wide Web. Em Dezembro, a série Os Simpsons estreia na televisão. No cinema, o filme do ano é Rain Man, com Dustin Hoffman e Tom Cruise: De oito nomeações, arrecada quatro Oscars: Melhor Realizador, Melhor Actor Principal, Melhor Filme e Melhor Argumento.

Em 1989, O Clube dos Poetas Mortos chega ao cinema. Mais de vinte anos depois, "Atreve-te a seguir um novo caminho. Atreve-te a destacar-te e encontrar novos territórios". Carpe diem.


4 comentários:

  1. Há muito, muito tempo, quando ainda não tinha a capacidade de entender as razões que me faziam gostar, automaticamente, de qualquer coisa, tive um contacto alienígena com Eugénio de Andrade. Naquele tempo, em que os dias, as horas e os minutos pareciam correr tão devagar e crescer era a exacta equivalência da palavra liberdade, já essa forma de urgência fazia para mim todo o sentido. Foi também sem custo que aprendi que a nossa liberdade termina, exactamente, onde começa a liberdade dos outros… e vice-versa.
    É para ele a minha homenagem de hoje:

    “É urgente o amor.
    É urgente um barco no mar.
    É urgente destruir certas palavras,
    ódio, solidão e crueldade,
    alguns lamentos,
    muitas espadas.
    É urgente inventar alegria,
    multiplicar os beijos, as searas,
    é urgente descobrir rosas e rios
    e manhãs claras.
    Cai o silêncio nos ombros e a luz
    impura, até doer.
    É urgente o amor, é urgente
    permanecer.”

    A segunda homenagem de hoje vai para um super-herói que eu desconhecia até há relativamente pouco tempo. Pensava eu que fazia uma linda figura com os meus ultrapassados conhecimentos da Marvel e vai daí, tinha a colecção incompleta… tsss tsss…
    LT esta é para si (sempre posso dizer que, ao menos, já tenho as medidas da máscara)… :)
    1989: Ano do “The Toxic Avenger II”

    http://www.youtube.com/watch?v=DRSJdXxrdxg

    P.A. (Qualquer semelhança com a última imagem do trailer é pura coincidência)

    ResponderEliminar
  2. 1988:
    Miguel Torga (Bichos). Como deixar de homenagear este autor e esta obra? Ainda hoje, falando de bichos…fiz mais um flashback e encontrei esta obra que lia e (re)lia, sem aquela maçada do “saber é nada”. Nestes contos “Torga apresenta indiferenciadamente homens e animais, unidos pelos mesmos instintos primários de sobrevivência, atribuindo a estes sentimentos humanos e retirando àqueles a solidariedade. Todos assim sob a mesma batuta: bichos.”
    Assim, como “Cão Como Nós”, de Manuel Alegre, é preciso aliar a teoria à prática para entender toda a dimensão daquilo que nos é transmitido.

    ResponderEliminar
  3. BB
    desconhecia este personagem do Toxic Avenger ... tenho apanhado peles de riso a ver os filmes que estão no youtube ...

    LT

    ResponderEliminar
  4. LT, já somos dois.
    É impressionante a arma do Vingador Tóxico: uma esfregona...LOL

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...