domingo, 25 de julho de 2010

As gravuras que não sabiam nadar. Yo!

"Apenas" 15 anos depois da suspensão da construção da Barragem de Foz Côa, o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa abre as portas.Este equipamento cultural representou um investimento de cerca de 18 milhões de euros, passando a ser o principal ponto de acolhimento do Parque Arqueológico.

Em 1994, a descoberta de arte rupestre nas grutas que ficariam alagadas com a construção da barragem, motivou o protesto de especialistas em arqueologia e pré-história, iniciando uma onda que alastrou para todo o país, contribuindo ainda de forma decisiva para a queda do então Primeiro Ministro Cavaco Silva, acusado de inflexibilidade, insensibilidade e obsessão pelos interesses económicos.

Ao tomar posse, uma das primeiras medidas de António Guterres foi justamente a suspensão das obras de construção da Barragem do Côa, salvaguardando as gravuras rupestres, bem como as espécies de fauna e flora locais em risco de desaparecimento sob a água do Côa.

A arte das margens do Rio Côa foi classificada como Monumento Nacional em 1997 e Património da Humanidade em 1998 pela UNESCO, considerando que “A arte rupestre do paleolítico superior do Vale do Côa é uma ilustração excepcional do desenvolvimento repentino do génio criador, na alvorada do desenvolvimento cultural humano" e ainda que "A arte rupestre do Vale do Côa demonstra, de forma excepcional, a vida social, económica e espiritual do primeiro antepassado da humanidade”.








Mais informações sobre o Parque Arqueológico do Vale do Côa aqui.

2 comentários:

  1. Deviamos ter feito o mesmo com Alqueva por causa dos muinhos do Guadiana, ao menos eramos um pouco mais felizes fazendo aquelas pangalhadas de fim de semana. Era o bom que o monstro nos tirou em troca de Paulos Gonzos, Marizas (com"Z") e pouco mais que isso. O património foi por água desapareceu e deixou apenas um vazio que vamos lembrando nas histórias de um povo triste que se vai contentando com uma parede de cimento.

    ResponderEliminar
  2. ... porque apagaram numa das fotos o que estava escrito ???
    ... num dos rabiscos, por baixo estava escrito : Toino 1944 ...

    tss tsss
    LT

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...