sexta-feira, 12 de março de 2010

"É um gosto vir a Moura"

Na página de abertura do Portal SAPO:

Moura, 12 mar (Lusa) - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, elogiou hoje a estratégia de desenvolvimento seguida no concelho de Moura, que apostou num projeto de dimensão mundial e se colocou no "mapa das ciências espaciais".


"É bom neste tempo em que se fala tanto de crise económica e financeira internacional vir a Moura e ter conhecimento de um projeto que tem relevância mundial", afirmou o chefe de Estado, numa intervenção em Moura, depois de ter visitado o único laboratório fotovoltaico do país.

Elogiando a estratégia de desenvolvimento seguida pela autarquia local que combina "o global ao local", Cavaco Silva reiterou que o "conhecimento é hoje o instrumento decisivo" para que os jovens portugueses possam vencer num mundo global.


E ainda:

Sofia chegou há um ano, Nuno já está há 13. Trocaram as grandes cidades por Moura, onde se ergueu o único laboratório fotovoltaico do país.

Um dos poucos túneis de simulação solar do mundo, concebido em Portugal, é a "menina dos olhos" do único laboratório fotovoltaico do país, a funcionar em Moura, para estudar, desenvolver, testar e certificar produtos para aproveitar energia solar.

É aqui que trabalha Sofia Garvão, que aos 29 anos pensa ficar a viver na região. Elogia a qualidade de vida e só sente falta de "mais movimento" ao fim-de-semana. Já Nuno Pereira, responsável técnico do laboratório, veio do Montijo em busca de emprego. Um percurso inverso ao de muitos, mas de que Nuno não se arrepende.

O Laboratório Fotovoltaico foi criado pela empresa municipal Lógica e está instalado no Parque Tecnológico de Moura, dedicado à investigação e à criação de empresas de energias renováveis. Cavaco Silva visitou esta manhã o centro destacando a acção de um concelho que assim contribui para contornar a crise e coloca o Alentejo como um ponto central na investigação mundial.


E na Avenida da Salúquia, 34:

"Nos tempos que correm é bom visitar Moura. Dá-nos ânimo, dá-nos alento". Foi assim que Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, iniciou a sua intervenção, após ter visitado as instalações da empresa municipal LÓGICA. Seguiu-se um muito interessante discurso, com palavras de admiração, apreço e estímulo ao trabalho de investigação que em Moura é desenvolvido e que tem por base o projecto em torno da energia solar. Por várias vezes o Presidente da República referiu a acção da Câmara Municipal neste domínio e o papel de dinamização que José Maria Pós-de-Mina, Presidente da Câmara, tem tido neste processo.


A presença na visita de empresários e de académicos, nacionais e estrangeiros, dá bem a noção das perspectivas de futuro que o projecto da LÓGICA tem. O céu é o limite? Agora já podemos dizer que sim.



Há um ano e 6 dias fiz parte da Comissão de Honra que organizou um Jantar de Homenagem ao Dr. José Maria Pós-de-Mina, como reconhecimento do seu trabalho no âmbito do Projecto das Energias Renováveis que, aliás, lhe mereceu a nomeação pela Oneworld como uma das 10 Personalidades do Ano a nível mundial nas áreas de actuação daquela organização: Direitos humanos para todos, uma distribuição justa dos recursos naturais e económicos, modo de vida simples e sustentável, o direito de todo o indivíduo a informar e ser informado, a participação e transparência na tomada de decisões e a diversidade social, cultural e linguística.

Nessa altura, algumas pessoas reagiram à notícia da Homenagem com alguma surpresa e perguntavam "Homenagem? Porquê?"

Por tudo isto. Esclarecidos?

3 comentários:

  1. Este SOL hoje esteve o máximo ;O)
    É bom não é?
    CVI

    ResponderEliminar
  2. É pena que, mais uma vez, grande parte da nossa “isenta” comunicação social se tenha centrado no acessório em vez daquilo que deveria ser o essencial da notícia. Acho que trocaram não apenas o tema e os discursos mas também os protagonistas.
    Mais uma vez (não será certamente a última) esta obra, surgiu em Moura, por obra e graça do Espírito Santo… Ámen.

    BB

    ResponderEliminar
  3. O Nuno Pereira era docente na ESTIG (IPBeja)....

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...