segunda-feira, 29 de março de 2010

Feira do Livro de Moura: 30 anos | 1998

Em 1998 a Feira aconteceu de novo no Mercado Municipal, entre 30 de Maio e 7 de Junho. Além dos espectáculos musicais, contou com a presença de Urbano Tavares Rodrigues.

Por estar de licença de parto (o meu filho Pedro havia nascido em Abril), esta foi a única Feira que não acompanhei desde que a Biblioteca participa na sua organização.


Para Portugal, este foi um ano de orgulho. Da inauguração da Ponte Vasco da Gama (a maior da Europa) à realização da Expo’98, os Portugueses foram alvo de atenção por parte de todo o mundo.



Em Outubro, o Comité Nobel decide galardoar o escritor José Saramago com o Prémio Nobel da Literatura. A 10 de Dezembro, 10 milhões de portugueses seguiram com uma atenção especial a cerimónia de Estocolmo.

Em Janeiro, João Paulo II visita Cuba. A ETA anuncia a suspensão das suas actividades armadas e o juiz espanhol Baltazar Garzon emite um mandato de captura que permite deter Augusto Pinochet, ditador chileno.

Em Novembro mais de quatro mil pessoas perdem a vida e um milhão de pessoas fica sem alojamento perante a força indomável do Furacão Mitch. Hugo Chavez vence as eleições na Venezuela.

A França vence o Campeonato do Mundo de Futebol, que se realizou precisamente naquele país. No cinema, Titanic vence os Oscars da Academia de Hollywood em 11 categorias e bate todos os recordes de bilheteiras. Em Maio, morre Frank Sinatra, A Voz.

1 comentário:

  1. Aos leitores deste blog:
    ... como sei que a ZP anda muito ocupada (pelo menos é o que ela vem por aqui escrevendo), há uma efeméride 11 de Março de 1998 que gostava de aqui colocar e que se reporta à morte de Nino Konis Santana, homem responsável pela reorganização da guerrilha de Timor Leste. A sua acção de reorganização e de actividade levou mesmo que o exército indonésio chegasse em determinadas alturas a ter 1 soldado por cada 35 civis timorenses.
    Morreu, não em combate nem às mãos dos indonésios, mas por complicações de saúde e falta de assistência médica.
    Em 2005, o historiador José Mattoso publica o livro " A Dignidade - Konis Santana e a Resistência Timorense".

    ... gostava de viver numa rua que tivesse o nome de Konis Santana ...

    LT

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...