quinta-feira, 11 de março de 2010

Feira do Livro de Moura: 30 anos | 1985

1985


1985 foi o ano da V Feira do Livro, de 17 a 25 de Agosto, no Jardim Dr. Santiago, com a participação adicional das publicações da Biblioteca Nacional de Lisboa e da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Em ano de eleições legislativas (Cavaco Silva é indigitado Primeiro-Ministro) e autárquicas (Lamas de Oliveira é eleito Presidente da Câmara Municipal de Moura), Portugal assina, conjuntamente com Espanha, o Acto de Adesão à Comunidade Económica Europeia.

O futebol veste-se de luto, no estádio de Heysel (Bélgica) e a Microsoft lança a primeira versão do Windows. Em Julho, decorre em simultâneo no Estádio de Wembley em Londres e no Estádio JFK em Filadélfia o concerto LIVE AID, destinado a angariar fundos para apoio às vitimas da fome em África, especialmente na Etiópia. A organização ficou a cargo de Bob Geldof.



Claude Simon recebe o Prémio Nobel da Literatura, ''pela novelística que combina a criatividade do escritor com a do poeta conscientes da influência do tempo no futuro da condição humana''. Em Portugal, morre o escritor José Gomes Ferreira.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...