quarta-feira, 14 de julho de 2010

Água vai



Desde o dia 1 de Julho de 2010, a Águas Públicas do Alentejo assumiu a responsabilidade pela gestão do sistema de saneamento básico e abastecimento de água, no Município de Moura e em mais 20 municípios da região. A empresa  passa a ser a entidade responsável pela concepção, projecto, construção, exploração e  gestão concessionária do sistema de exploração e gestão dos serviços de água “em alta”, substituindo assim o trabalho efectuado até aqui pelas autarquias.

O Sistema Público de guas do Alentejo serve cerca de 248.329 habitantes, e abrange uma área correspondente a cerca de 18% da área de Portugal Continental. Trata-se de uma região que vive um processo de desertificação que se pretende contrariar, procurando oferecer melhores condições de vida às suas populações e garantindo infraestruturas que possam atrair investidores e empresas.

A Águas Públicas do Alentejo resulta de um longo processo negocial, que se iniciou com a constituição, pelos 21 municípios envolvidos, da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública (AMGAP), presidida por José Maria Pós-de-Mina. Numa segunda fase, e em parceira com a Águas de Portugal, surge a empresa que agora irá gerir de forma integrada e melhorar o abastecimento de água em alta e o saneamento de águas residuais nos 21 concelhos, com o objectivo de fornecer mais e melhor água e uma melhor intervenção ao nível do tratamento.

Além de agregar parte dos sistemas municipais de abastecimento público de água e de saneamento dos concelhos envolvidos, a Águas Públicas do Alentejo irá construir as novas infra-estruturas que se vierem a revelar necessárias. Este acordo para a parceria permitiu consensualizar posições entre as partes e faz história porque assenta num modelo inovador que pretende e irá certamente abrir um novo caminho na coordenação entre o Estado e os Municípios para a gestão da água.

Lançado em 2001, o projecto, após várias propostas apresentadas e adiadas pelos ministros do Ambiente dos últimos quatro governos, foi enviado para Bruxelas em 2005, mas acabou por ser "chumbado" pela Comissão Europeia no início de 2007, retardando sucessivamente a solução de um problema premente que afecta de forma muito grave as populações.

------


Infelizmente, e como já vem sendo habitual no Verão, a água para abastecimento público apresenta má qualidade em algumas freguesias do nosso concelho, designadamente Amareleja e Safara, razão pela qual a Águas Públicas do Alentejo emitiu um comunicado à população prestando alguns esclarecimentos sobre o problema, e assegurando não haver quaisquer violações dos parâmetros legais em vigor.




Adenda Posterior

Ao contrário do que sucedia nos últimos anos, em que eram procuradas soluções alternativas para o fornecimento de água, recorrendo a viaturas de distribuição e ao apoio dos Bombeiros Voluntários, o que me parece poder depreender-se da nota informativa distribuída pela Águas Públicas do Alentejo, é que tal não vai acontecer.

2 comentários:

  1. è uma pena que as pessoas responsaveis pela nota informativa dirigida as freguesias, continuem a conseguir se assim o desejarem beber um copo de água tirado da torneira e que possam tomar banho sem ficarem com borbolhas na pele e sem ficarem a cheirar a peixe podre. e para lavar os dentes nao terem que recorrer a água engarrafada. pois se isso acontecesse este problema ja tinha tido de certeza uma solução definitiva.
    e já agora é pena que se esqueçam sempre de santo amador, pois também ai nao se tem água a não ser da podre...

    ResponderEliminar
  2. Caros comentadores anónimos

    Embora na realidade, os vossos comentários não tenham palavrões nem sejam ostensivamente ofensicos, considero que demonstram uma atitude que para mim é insuportável: a falta de respeito pelo próximo.

    Eu quero respeitar a vossa opinião, por isso, em vez de eliminar os comentários com indiferença, estou aqui a convidá-los a redigirem novos comentários, expressando a vossa posição sobre o assunto, mas respeitando sempre todos os que aqui vêm, ler ou escrever. Tentem colocar-se no lugar dos outros antes de deixarem sair de forma tão veemente e agressiva esses sentimentos tão negativos que pelos vistos, vos atormentam. Ou então, assinem os comentários, e aí, já serão responsáveis pelas vossas palavras. Mas sem assinatura credível, a responsável seria eu, e como tal, não posso aceitar.

    Terei muito gosto em publicar as vossas opiniões, sejam elas quais forem, desde que cumpram as regras.

    Ok?

    Obrigada.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...