quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A importância de estudar História, mesmo nos cursos de engenharia por correspondência

Alegre dá apoio e quer conversar com Sócrates

O PS está a cerrar fileiras e a mobilizar-se para responder às pressões de vários sectores e às críticas da Oposição ao Primeiro-Ministro pelo seu alegado envolvimento num plano para controlar a Comunicação Social. A este ‘toque a reunir’ não faltará sequer Manuel Alegre.

Segundo apurou o Correio da Manhã junto de fontes partidárias, o candidato à Presidência da República, embora já não integre qualquer órgão dirigente do partido, já fez chegar ao secretário-geral, José Sócrates, uma mensagem de apoio e uma sugestão para um encontro.

Note-se que alguns sectores socialistas afectos a Manuel Alegre têm vindo a criticar a actuação de José Sócrates sobre uma alegada falta de diálogo no partido e ausência de orientação política e debate interno. Contudo, a convocação dos principais órgãos do partido por iniciativa do líder veio acalmar a situação.

(…) O Secretariado Nacional [reúne] hoje às 13h00 e [a] Comissão Nacional Sábado, às 10h00 (…) está prevista para hoje a reunião do grupo parlamentar e uma reunião geral de militantes sábado à tarde no Porto. O processo culmina numa Convenção ‘Novas Fronteiras’ no dia 20 de Março”
No Correio da Manhã de hoje

1. Apoiei Manuel Alegre na corrida à liderança do PS contra José Sócrates. Ao contrário de quem o criticava por se manter no PS não concordando com o rumo do partido, sempre defendi que Alegre tinha o direito de lutar, por dentro, pela recondução do PS ao seu verdadeiro rumo, às suas bases socialistas. Aliás, entre Alegre e Sócrates, era o primeiro quem verdadeiramente representava os ideais do partido.

2. Apoiei e votei em Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais.

3. Se a notícia que aqui reproduzo se confirmar, não votarei em Manuel Alegre nas eleições do próximo ano, mesmo que isso signifique ter de engolir Cavaco Silva com bolo-rei e tudo.

4. Toda a gente tem o direito de mudar de opinião e de postura política. O que aqui me incomoda é não ter havido nenhuma mudança. Trata-se simplesmente de um aproveitamento, de pedir esmola na forma de apoio partidário.

5. Em Agosto de 1788, por determinação do Rei Luís XVI, na tentativa de acalmar os ânimos numa França indignada pelo regime absolutista e pela prepotência do poder real, reuniram-se os Estados Gerais, com representação das diferentes classes sociais. Aparentemente serenados pela concessão de algumas reivindicações simbólicas, os elementos do Terceiro Estado (Povo) acabaram por tomar consciência do seu poder e da força da sua representatividade. Os conflitos sucederam-se, e a 14 de Julho de 1789, a tomada da Bastilha acabou por ficar para a História como o momento de viragem na completa reestruturação política, social, cultural e de mentalidades que hoje conhecemos como Revolução Francesa.

Luís XVI acabaria por ser julgado e condenado, assim como todos os "acólitos" que o rodeavam na expectativa de usufruir os luxos da Corte. O absolutismo afundou-se perante a força e a convicção dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Conseguem ver alguma semelhança com a actualidade?



10 comentários:

  1. ... ó ZP, então vossemesseiii não desconfiava deste silencio do Manuel Alegre neste cenário de violação de liberdade de imprensa??
    ... aliás eu há uns quantos posts atrás, não sei se aqui se no Avenida, perguntava "onde anda o Manuel Alegre ??? "
    ... é também com algum gozo vejo o Louçã a ter incómodos digestivos ...

    ... aproveito também aqui para zurzir as minhas toxinas sobre as suas amigas "com cartão" porque a ZP faz menção à comemoração dos 16 anos do Núcleo Sportinguista e elas népias sobre a efeméride de 15 de Janeiro onde se comemora o septuagésimo nono aniversário ... pergunte-lhes se elas sabem que data é esta ???

    tss tsss
    Lixo Tóxico

    ResponderEliminar
  2. LT,
    quer que lhe faça a entrega onde? :)...Vai aparecer à porta com ou sem máscara!?
    Se quiser também pode deixar o seu Apartado dos CTT. Fica ao seu critério.

    tsssssss tsssssss :)

    BB

    ResponderEliminar
  3. Zélia,
    desculpe ter-me antecipado com a entrega. Não resisti à tentação de obter o número do apartado do LT ou, quem sabe, algo mais...:)(O Homem-Aranha que há em mim não sossega)tssss tsssssss
    Não queria de forma alguma retirar o mérito dessa tarefa a ninguém, muito menos, a pessoas que pertencem ao seu círculo de amizades.

    Um bom resto de semana.

    BB

    ResponderEliminar
  4. :))))))))

    ... quem é amiga, quem é??? meninas, estão a dever uma à BB, que vos safou ...

    BB, ... se vier de homem aranha dispenso a entrega, mas de qualquer forma agradeço a gentileza, pois pontualmente faço a consulta na internet ... e a notícia do 79º aniversário está no editorial do nº 1889 de 11 de Fevereiro.

    LT

    obs) se vier de Red Sonja ou de Catwoman, pode ser que ainda reconsidere a entrega ...

    tss tsss

    ResponderEliminar
  5. Eu andava às moscas, vê-se logo que sou outsider. É 15 de FEVEREIRO...
    Acho que as amigas do cartão não compram, nem lêem, apesar de supostamente autênticas. Devem ter outras preferências literárias.

    ResponderEliminar
  6. Zélia infelizmente a história continua a repetir-se, parece que ninguém quer aprender as lições. A prazo o poder acaba sempre por corromper o idealismo dos primeiros tempos. Todos os lideres resistem a deixar escapar o poder e todos fazem valer a sua posição para impor as suas opiniões e vontades independentemente de serem de esquerda ou de direita.
    Ouvir as bases para acalmar os animos significa que já se ultrapassaram todos os limites dos razoável e da confiança. E eu pergunto: depois de ouvir as bases, o que é que se faz, continua tudo igual ou respeita-se a vontade da maioria?

    ResponderEliminar
  7. LT,
    É um verdadeiro agente provocador…
    Está quase a convencer-me a deixar de lado a cabeleira loira, a troco da cabeleira ruiva da Red Sonja ou a cabeleira morena da CatWoman…! Sou praticamente obrigada (o) a reconhecer-lhe, pela 3º vez, o bom gosto, ainda que essas personagens não passem de pura ficção!
    Também já não é a primeira vez que desconfio que sofro da síndrome da personalidade múltipla… Serei eu também o Lixo Tóxico? Quiçá …uhmm … - o meu problema é não recordar-me da experiência do Baile da Pinha em que, supostamente, alguém me terá, literalmente, segurado pelas presilhas. Algum trauma que terei guardado no meu subconsciente… sabe-se lá… :) … Ao mesmo tempo digo para mim que é impossível sermos a mesma pessoa. Já reparou que a sua embalagem tóxica está a ficar com menos gás..?? Tsssssssssssssssssssssssssssss Tssssssssssssssssssssssssssssss …Se não fosse essa pontaria…:)))

    Obs. – Lê pontualmente? Pontualmente de “zelosamente” ou de “ocasionalmente”…!? É que se reconsiderar a entrega da mercadoria em mão em função da minha flexibilidade em mudar de máscara, tenho que saber quantas vezes por mês o vou encaixar na agenda… tsssssssssssssssssssss tssssssssssssssss.
    Voltou a surpreender. Eu a pensar que só lia a Bíblia e a Maxmen… :)

    Obs.- Com isto tudo não comententei o texto. Fica para a próxima, nos próximos meses deve ser a nova telenovela dos meios de comunicação social oficiais e nada independentes.

    BB

    ResponderEliminar
  8. BB:
    rsssssssssssssssssssssss

    ... ocasionalmente ...
    ... como boa observadora que é reparou que ando aqui um pouco mais fugidio, ao seu invés que anda a todo o gaz, numa velocidade alucinante e provocatória ... cuidado com o excesso de velocidade ... mas não perderá pela demora ...

    LT (submerso em montes de papeis)

    ResponderEliminar
  9. ops ... gás

    Está a correcção feita.
    LT

    ResponderEliminar
  10. LT,
    conduzo moderadamente e não sou fã da velocidade. Em primeiro lugar, porque não entro em corridas de competição; Em segundo lugar porque só corro em determinada direcção quando consigo perceber para onde vou e o que me espera do outro lado da meta...
    Anda fugidio, escorregadio... o que não deixa de ser um fastio :))
    Por outro lado, sem si, "Um Estudo em Vermelho" nunca teria ficado para a posteridade pelas razões pelas quais ficou, o que seria uma pena...

    Obs) Já que tenho a imerecida fama de pirómana quer ajuda para incendiar os papéis?
    Regresse, à-vontade, prometo que não insisto em assediá-lo com a versão não digital :)) tss tss

    BB

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...