terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pense antes de publicar

Hoje comemora-se o Dia da Internet Segura. Em todo o mundo, milhões de pessoas utilizam diariamente a Internet, quer seja por lazer, quer como fonte inesgotável de recursos de informação. Sendo uma ferramenta poderosíssima, comporta muitos riscos, especialmente para os mais jovens, que já nasceram na “Era Internet” e tomam este universo como um dado adquirido, subestimando o papel negativo de algumas situações.

Os adolescentes, em especial entre os 12 e os 16 anos partilham publicamente fotografias, vídeos, contactos e conversas, esquecendo-se por exemplo, que uma vez publicado o conteúdo digital fica registado para sempre e que pode ser facilmente replicado em diversos locais e com diversas intenções.

Infelizmente, os pais pensam apenas a segurança na Internet como uma questão tecnológica, considerando que basta adquirir software para proibir e bloquear. Mas estas ferramentas só são eficazes até as crianças descobrirem uma forma de as contornar, ou seja, para crianças até aos 10 anos.

A Rede de Espaços Internet, da qual a Biblioteca Municipal de Moura faz parte, preparou um conjunto de Actividades para Educadores que poderão ajudar no acompanhamento às crianças e adolescentes que utilizam as novas tecnologias.



Durante esta semana vou deixar aqui alguns conselhos de utilização da Internet e das novas ferramentas de comunicação.

Linha Alerta Internet Segura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...