terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pense antes de publicar II




Os blogues

Um blogue é um sítio de Internet criado por um ou vários indivíduos (os “bloguistas”) e cujo propósito é o de partilhar informação da mais variada ordem. É tido como uma espécie de diário online, onde os utilizadores autorizados criam os seus textos (designados de “posts”), assumindo assim as suas posições relativamente a várias temáticas específicas.

A informação colocada num blogue é apresentada de forma cronológica, sendo que os artigos mais recentes são vistos em primeiro lugar e os mais antigos são disponibilizados depois.

A maioria dos bloguistas autoriza que os seus textos sejam comentados. Esta funcionalidade permite que quem acede aos blogues deixe a sua opinião ou coloque perguntas, produzindo uma interacção entre autores e leitores.

Os blogues têm ganho cada vez mais adeptos, assumindo até, em alguns casos, uma posição de influência política relevante. Outros blogues podem destinar-se à venda de determinados produtos, à acção solidária ou à divulgação de trabalhos ou projectos.

Apesar de poderem ser um veículo interessante de partilha de informação e ideias, os blogues também não estão isentos de perigos, tal como outras funcionalidades da Internet:

SPAM, phishing ou outros
Um blogue público e sem qualquer restrição de comentários por parte de terceiros é um alvo fácil para indivíduos ou grupos mal-intencionados.

Perseguições online e offline
Dado que é uma forma de exposição pessoal, um blogue pode ser alvo de cyberbullying.Um bloguista pode verificar que algo que escreveu num artigo foi mal interpretado ou, pura e simplesmente, e sem qualquer tipo de justificação aparente, o seu blogue foi inundado de insultos, ameaças e impropérios. Tal como noutros meios de comunicação pela Internet, o bloguista deverá evitar usar informação desnecessária de natureza pessoal.

Imagens
Tal como já foi referido em algumas secções de outros perigos, a colocação de imagens pessoais na Internet pode levar outros a apropriarem-se indevidamente delas. Pense bem antes de colocar as suas imagens no blogue.

Blogues de apologia a doenças, discriminação, ódio, entre outros
Como foi referido, os temas dos blogues podem ser de natureza variada. Existem blogues de apologia de comportamentos que podem levar a doenças, como a anorexia, onde se exprimem opiniões que podem levar os mais influenciáveis (por vezes, crianças e adolescentes) a iniciar e/ou manter comportamentos lesivos para a sua saúde.

Nestas situações, tal como para outros conteúdos que envolvam riscos para utilizadores menos preparados, como por exemplo para crianças, é necessário um acompanhamento familiar adequado.

Responsabilização pelos conteúdos
O bloguista é responsável pelos conteúdos inseridos no seu blogue. Contudo, esta responsabilização nem sempre é levada a sério, e muitos bloguers já foram os autores de situações lesivas para terceiros. Embora nem sempre seja propositado, é importante educar os utilizadores deste tipo de serviço para pensarem um pouco antes de colocarem algo no seu blogue, e quais as consequências desse acto, que podem até ser legais.

Que cuidados devo ter?

 •Não disponibilize informação privada inadvertidamente

• Não forneça a sua palavra-passe a terceiros

• Tenha atenção aos links que coloca (podem fornecer informações pessoais a seu respeito que não pretende distribuir).

• Defina regras e fronteiras relativamente aos temas que vai abordar, ao tipo de linguagem e o género de comentários que vai aceitar ou rejeitar

• Evite colocar imagens pessoais

• Tenha planos para o caso de as coisas correrem mal. Mantenha um registo de todos os conteúdos relevantes, tais como os artigos mencionados, o autor das ameaças e as horas das ameaças, e aja de forma a proteger-se, dando conhecimento da situação a terceiros. Se for necessário, envolva as autoridades

• Moderadores para os menores de idade: Se o autor do blogue for um menor, cabe ao educador o papel de moderador, seguindo atentamente o blogue e envolvendo-se na actividade do seu educando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Mãe

Vou herdar-lhe as flores, pedi-as às minhas irmãs. Um dos grandes amores da sua vida. Mas mãos dela, tudo florescia. O galho mai...